Jump to content

Dúvidas em relação ao exército


Recommended Posts

Boas Malta. Alguns não me conhecem outros conhecem. Estive na equipa dos comandos durante um tempo tirei uma pausa por causa da universidade depois voltei e voltei a sair novamente deste mundo da armalusa por ter sérios problemas em relação ao meu futuro. Parece que seguir o curso superior não me puxa nem tenho vontade de o ir fazer só porque sim. Lembrei me que as forças armadas sempre me despertaram interesse, agora a questão é será que esse interesse corresponde à realidade. 

 

Mas para além disso aquilo que mais me preocupa é o futuro enquanto cidadão e se ingressar e não quiser levar para algo permanente será que consigo sair no fim do regime de contratado com qualificações ou algum tipo de especialização ou algum certificado que possa constar num currículo o qual possa usar na vida civil e no mercado de trabalho? Tenho muitas dúvidas pois os meus pais sempre me deram a oportunidade dos estudos e parece que encontrei algo que não envolve os estudos superiores que me pode dar um interesse. 

 

Sei que este não é o sítio indicado e seria sim contactos de recrutamento etc. Já entrei em contacto muitas das vezes respondem com números de decretos de lei e não respondam ao verdadeiro cerne da questão e claro eu também gostava de ouvir a opinião e conselhos de alguém que fez ou principalmente alguém que ainda está ligado a algo. Se alguém por ventura tiver um tempo que possa dispender para eu o bombardear de perguntas e vocês consigam responder eu agradecia imenso afinal de contas é uma decisão que vai marcar a minha vida e quero ponderar bem.

Em nota, recorro a esta comunidade porque sempre em todos os contactos que tive com ela sempre demonstraram elevado conhecimento e vontade em explicar e ajudar e sendo algo que tenta espelhar o funcionamento das forças armadas acho que para além do exército em si é o sítio melhor que posso recorrer para tentar encontrar ajuda. Mais uma vez não sei se me expressei bem ou se foi o sítio indicado mas se alguém tiver capacidade, conhecimento e tempo para me ajudar vou ficar bastante agradecido!

Link to post
Share on other sites

  • 1º Cabo

Nas forças armadas acabas sempre por tirar uma especialização.

O que eu aconselho é que escolhas uma especialização que seja útil como civil.

Por exemplo, o filho do meu vizinho está na FA como especialista em armamento. Ora, o que é que ele vai fazer cá fora com isso?

Na minha opinião, a melhor ou uma das melhores especialidades que poderás tirar é algo relacionado com manutenção de aeronaves, principalmente aviões, seja a nível mecânico ou elétrico/electrónico. Obviamente implica ires pra a FA.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Especialidades

  • 1º Tenente (M)

Boas Gabriel,

Como ex-militar, o que te posso dizer é:

- Entras para o Exército ou qualquer ramo das FA numa das Academias, puxas pela cabeça, e ficas como Oficial;

- Entras como Praça:

a)numa especialidade que te permita ter carreira cá fora como Civil; 

b) tentas ingressar num curso de Sargentos, que depois te permite ficar nos QP (Quadros Permanentes)

c) Antes de terminares os contratos, metes os papeis para ingressar numa força de segurança: PSP, GNR etc, que têm uma percentagem garantida para membros das FA.

d) A Marinha permite o ingresso de Praças nos Quadros Permanentes, sendo que as Especialidades que mais o possibilitam são as Comunicações, Operações e Técnicos de Armamento.

 

Espero ter ajudado 😉 

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Especialidades

Ok claro que ajudaram. Estava a pensar em ingressar diretamente na Escola de Sargentos Contratados mas tive a ler e ser Sargento de quadros permanentes é completamente diferente do que entrar para a Escola de Sargentos Contratados essa parte ainda nao percebi. Mas sim o objetivo era se realmente nao corresponder aquilo que tava a espera então o rumo a seguir seria PSP, GNR, ou seja, qualquer uma das forças de segurança disponiveis. Agora por exemplo no site do exército, ou seja, excluindo para este exemplo FA e Marinha, para sargentos contratados têm certas especialidades agora a minha questão é, uma vez lá dentro esses são apenas os cursos que existem ou existem depois internamente outros "cursos" técnicos que se possam tirar (que sejam portanto uma mais valia para a vida civil)?

Edited by Gabriel
Link to post
Share on other sites

Depende para onde vais. Se fores para infantaria na tens grande coisa que te valha no mundo civil. Tens muitas especialidades e cursos que servem para a vida civil tens tb é de saber o que queres para tentares ir para essas especialidades e cursos

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Especialidades

Pois eu uma vez la dentro queria me aperceber se valeria a pena seguir carreira militar mesmo. Porque o objetivo que esta longe de ser possivel era ingressar numa tropa especial a minha questao é. eu tirando uma especialidade se me arrepender posso tirar outra? do genero quando nós nos juntamos na recruta perguntam nos a especialidade à qual nos queremos nos especializar certo? Se eu a partida escolher uma terei sempre tempo para alterar ou tirar outra num futuro?

 

Edited by Gabriel
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...