Ir para conteúdo
Blackjagg

Op. CROCODILO LIVRE

Recommended Posts

2133237106_OPCROCODILOLIVRE2.jpg.9e7dba690c50f7f5f00860ad37daf4c7.jpg

 

Após séculos de domínio colonial português em Timor Leste, um golpe de estado em Portugal em 1974 levou à descolonização das suas ex-colónias. Depois de uma pequena guerra civil, o Fretilin, partido pró-independência, declarou Timor-Leste independente a 28 de Novembro de 1975.
A Indonésia, alegando que estava a combater o avanço do Comunismo Internacional, invadiu com o apoio dos Estados Unidos e do Reino Unido, o território de Timor a 7 de Dezembro de 1975, e até 1979 conseguiram destruir praticamente toda a resistência armada por parte dos Timorenses. Depois e uma assembleia Popular fraudulenta, traficada pela Indonésia, esta considera que os timorenses optam por fazer parte do território Indonésio, sendo o território timorense declarado como uma província da Indonésia.
Durante 25 anos, Timor foi palco de inúmeros massacres, genocídios e crimes contra a humanidade, o que criou uma onda de revolta popular em países como Portugal, Austrália e Estados Unidos, gerando pressão nos governos para que actuassem o mais rapidamente possível. Portugal tomou a dianteira nas manifestações contra a ocupação indonésia, quer a nível popular, quer nas Nações Unidas. Os Estados Unidos deixaram de poder apoiar a Indonésia sem por em risco a sua credibilidade diplomática, assim como a Austrália e o Reino Unido retiraram, por pressão popular, o apoio ao estado Indonésio.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas, preocupado com o deterioramento da situação em Timor, lançou a “Resolução 1264”, apelando a uma cooperação multinacional para restaurar a paz e a segurança em Timor.

 

Situação da Campanha:
O Exército Português está em Timor e faz parte da INTERFET (International Force East Timor), uma força de intervenção extra-Nações Unidas, liderada pela Austrália, que tem como objectivo assegurar a paz e a segurança em Timor.
Após pedido do Secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, a Indonésia concedeu a Timor um referendo sobre a independência de Timor-Leste, que foi realizado no dia 30 de Agosto do presente ano de 1999. O governo indonésio aceitou o resultado em 19 de Outubro de 1999, revogando as leis que formalmente anexavam Timor-Leste à Indonésia. As Nações Unidas aprovaram uma resolução que instituía a Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), que levará à independência do país em maio de 2002.
A ONU está a contar na INTERFET para supervisionar a retirada das tropas Indonésias do território Timorense, que se avizinha tudo menos pacífica.

É da mais alta importância que o resultado do referendo seja aplicado de uma maneira pacifica, contudo teme-se represálias à População por parte das Milícias Indonésias.

 

 

O animal nacional de Timor é o Crocodilo, dado ao mito da criação da ilha de Timor que se parece com um crocodilo. Como tal, a Operação é baptizada “Operação Crocodilo Livre”.

3.png.13e8927ee4ba15e8a87697ee6b002d5d.png

4.png.ad13ef720194b7d6c71db3fabf7981a7.png

 

O Comando Operacional

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

Camaradas,

 

O nosso primeiro dia não foi nada fácil, o terreno, as comunicações e o inimigo imprevisível elevou a dificuldade para o sucesso da nossa missão. Mesmo assim concluímos grande parte dos nossos objectivos para ontem:
- Recuperar e arranjar uma torre de comunicações civis;

- Estabelecer contacto com uma FOB da AF;

- Perceber que estilo de inimigo estamos a lidar.

 

Hoje vamos prosseguir com o avanço no terreno supostamente hostil, temos que conseguir restabelecer contactos com povoações e FOB´s da AF.

 

Plano de Operações:

 

1687992943_1SemanaSextaFeira-1.jpg.f7838484065b88b50f1618b05e75fde7.jpg

 

imagem mais detalhada:

https://imgur.com/a/ryNUpDQ

 

MORCEGOS: Restabelecer contacto com a FOB AF a norte da sua posição atual.

LOBOS: Restabelecer contacto com a aldeia a norte da sua posição atual.

LINCES: Efectuar patrulha de reconhecimento junto à fronteira até ao Ponto de OW de modo a verificar que tipo de veículos estão a circular pela fronteira não vigiada a norte da atual posição dos Lobos.

JAGUARES: Transporte de infantaria para as AO´s, Recon aéreo e transporte de elementos de engenheiros da AF para reparações de algumas infra-estruturas. Iremos receber mais intel sobre as reparações perto do inicio das Operações.

 

Relembramos que todas as informações que considerem de relevo deveram ser transmitidas por esta mesma via.

 

 

 

O Comando Operacional

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

Camaradas,

De modo a facilitar as nossas missões de logística em Timor, iremos ter à disposição dos Jaguares um "bichinho" que faz pouco barulho... não se esqueçam dos Earplugs!

 



Australian_Army_Boeing_CH-47D_Chinook_CBR_Gilbert.jpg.4cb82def04156ee1f3cfc999b4dac4a4.jpg

 

 

 

 

Obrigado aos nossos Camaradas Australianos... Prometemos devolve-lo inteiro!

 

O Comando Operacional

 

1139983207_ComandoOperacional.png.b0e23ac02e5471984e8159c4dc8fc877.png

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Criar Novo...