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NFC3SPECTRO

[Pessoal] Situação de minha internet

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Cada vez mais conscientes não apenas do que nos cerca, mas do que realmente importa é que entendemos que não queremos o comum, nem o excepcional, mas experiências. Quando vamos a um restaurante queremos apenas saciar a fome ou queremos uma experiência gastronômica? Acredito que o próprio ato de viajar é isso, experiências, vivências, não apenas o aprendizado mas sensações, sejam estas de conforto ou desconforto, somos seres sociais e sensoriais e tudo isso importa.

 

Com este conceito acima compartilho uma vivência a qual acho interessante a mecânica, recentemente a empresa Oi (telefonia) resolveu me proporcionar um benefício, em sua sabedoria corporativa viu através de meta data que estava gastando um valor maior e com menos benefícios, assim em sua benevolência e atitude positiva convenceu-me em alterar o plano, até então fantástico pois realmente oferta melhores e mais recursos, até aí essa viagem corporativa foi confortável, agendamento perfeito pensando na realidade do consumidor, atingiram todas as escalas de compra encantaram o cliente com os planos conseguindo a atenção, cruzou os dados financeiros despertando o interesse, com boa atenção e a somatória de tudo apresentado despertou o desejo de compra e por fim em sua perfeição conseguiu aderir o mesmo com a aquisição do plano.
 

Mas qual é o problema de todo relacionamento, seja ele romântico ou mesmo mercantil, simples, manutenção e o dia a dia após o famoso sim do altar que todo casal jura a frente do sacerdócio do matrimônio, o maior pecado da Oi não foi vender, tão pouco acredito até o momento que enganou o cliente, mas ao assinar o plano não ficou talvez tão claro a questão (afinal foram no mínimo 3 a 4 ligações por dia, em média de duração de 20 a 30 minutos as ligações, significando que apenas em um horário comercial básico a operadora ocupou pelo menos umas 2 horas do total das 8 horas de trabalho diárias, isso em pelo menos 4 dias consecutivos) que durante o processo de contratação e até instalação seria cortada a internet, hora amigos, quem fica sem internet hoje em dia? Meu próprio ganha pão hoje é baseado em 80% internet e desde então começou o pesadelo, desde terça-feira sem comunicações padrão.
 

Outro fato interessante é que as empresas hoje tem alzheimer corporativo, o atendimento da Oi começou por excelência no telemóvel e pelo tato tamanho investi um tempo conjunto ampliando para a telefonia fixa acima citada, mas o mais engraçado é que desde ambas as contratações recebo as mesmas 3 a 4 ligações diárias, com o seguinte roteiro:
 

1 - Rodízio de vendedores de plano telemóvel vendendo o mesmo plano que em teoria já foi contratado, assim tendo que ouvir diariamente aquele discurso ensaiado sempre: "oi, sou fulano..sou da oi...e etc etc etc";


2 - Rodízio do "controle de qualidade da oi" (confesso que devido a falta de atendimento em relação a internet fiquei putaço e tratei mal alguns atendentes, me desculpem por isso!) similar ao item 1 só que pedindo confirmação de dados constantes;


3 - Óbvio que não poderia deixar de faltar o pessoal repetindo o processo 1 com o telefone fixo, vendendo algo que já assinei!


É um bom e pequeno estudo de marketing para pequenas e grandes empresas, estamos em uma era de informação, sistemas, aplicativos e infelizmente ainda, pessoas, acredito que uma inteligência artificial bem programada irá substituir toda essa reverberação errônea que só mostra como os setores dentro de um negócio muitas vezes não se comunicam direito, vi sistemas mais simples funcionando assim entre pai, filho e irmão, onde um decide e não confirma com o sócio ou mesmo todos decidem e um esquece e fica repetindo, enfim é um erro humano generalizado? A sistematização funcionaria então apenas com as máquinas?

Espero que este texto ajude você a refletir sobre sua empresa, os setores dela, a qualidade e a revisão de processos sempre! Mas pessoalmente, caso estejam pensando em melhorar de plano (e acredito que não é apenas a oi, já vi isso com bancos - locais que em teoria confiamos nossos investimentos mais básicos) estejam assim cientes que vivenciará algumas experiências, espero que melhores que as minhas, aproveito para deixar as desculpas a todos os meus clientes que estão com seus materiais atrasados devido a falta de senso de realidade de uma empresa que se propôs a ofertar benefícios e por fim esta causando pequenos transtornos e malefícios temporários ao um dos veículos de propagação de serviços mais utilizados hoje em dia, a internet.


Grato, Daniel Jordão (Vulgo Spectro1911).

P.S. - esta mensagem esta sendo enviada pelas conexões móveis da TIM pois a Oi mandou um tchau para a minha internet.

Editado por NFC3SPECTRO

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@NFC3SPECTRO feliz ou infelizmente, já estive do outro lado da "barricada". O meu 1º trabalho quando saí da Marinha foi apoio Técnico na PTComunicações - uma "telefonia" portuguesa. Quem está do outro lado é obrigado - LITERALMENTE, a cumprir aquele discurso que falaste, e é um trabalho inglório, tenho de admitir. Muitas vezes não é possível agilizar a resposta ao cliente, porque simplesmente não nos é permitido, existem sempre protocolos. Por isso deste lado do Atlântico, é igual, só muda o operador.

 

Quando se liga para grandes empresas, acaba-se sempre por ter esse problema. A nós, o comum do utilizador, bem... temos de ter paciência.

 

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Especialidades

Por isso é que eu bendigo a existência de concorrência. 

A "ameaça" de mudança para outro operador costuma operar maravilhas.

Na vodafone existem serviços específicos de atendimento para clientes que ameaçarem mudar de operador.

É como ir a vários vendedores de automóveis e ir "desabafando" quais as vantagens que vendedor anterior me proporcionou.

Quando o atendedor se depara com um cliente que exerce essa pressão, tem instruções para reenviar a chamada para esses ditos serviços de apoio.

Nessse atendimento posterior, já o vendedor tem mais latitude de manobra e passa a disponibilizar mais vantagens ao cliente insatisfeito.

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