Ir para conteúdo
Sld. J. Gomes

Guerra em Donbass

Recommended Posts

5 minutos atrás, PeterSang disse:

ERRADO!

Os Humvees do CUP tem rádio de longa sim. No condutor e no gunner, No convoy que levávamos na sexta a única viatura sem rádio de longa era o Unimog. 

Atenção que não fui eu que disse que não tinham ;)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

7 minutos atrás, PeterSang disse:

ERRADO!

Os Humvees do CUP tem rádio de longa sim. No condutor e no gunner, No convoy que levávamos na sexta a única viatura sem rádio de longa era o Unimog. 

Eu as vezes acho que o pessoal não lê o que se escreve... Alguém leu o 1º post da 2ª página?? -_-

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

4 minutos atrás, SaLaZaR disse:

Eu as vezes acho que o pessoal não lê o que se escreve... Alguém leu o 1º post da 2ª página?? -_-

Se te sente mais confortável eu li o que escreveste de aí eu ter comentado isso tanto o gunner como o condutor pode colocar a longa e altifalante para que todos possam escutar, daí a minha opinião 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Eu só acho que estão a complicar o fácil, é isso que tenho tentado mostrar: se há uma frequência livre no rádio de curta que TODOS conseguem ouvir sem malabarismos (retrasnmissões, rádios em speaker, etc), porquê insistir no de longa?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

2 minutos atrás, PCanas disse:

Eu só acho que estão a complicar o fácil, é isso que tenho tentado mostrar: se há uma frequência livre no rádio de curta que TODOS conseguem ouvir sem malabarismos (retrasnmissões, rádios em speaker, etc), porquê insistir no de longa?

I agree!

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Eu só quero que o condutor consiga por a freq do convoy no veículo em speakers para todos ouvirem, aquando dos convoys conjuntos. E foi coisa que não foi possível. Talvez hoje nos treinos o pessoal faça um protocolo sobre isto. Em 5 min, fica resolvido, ou esclarecido, caso seja o caso. Abrç a todos e thanks pelas respostas. :D 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

1 hora atrás, Mr.maggoo disse:

Eu só quero que o condutor consiga por a freq do convoy no veículo em speakers para todos ouvirem, aquando dos convoys conjuntos. E foi coisa que não foi possível. Talvez hoje nos treinos o pessoal faça um protocolo sobre isto. Em 5 min, fica resolvido, ou esclarecido, caso seja o caso. Abrç a todos e thanks pelas respostas. :D 

Fácil: toda a gente mete uma adicional na curta. Tipo 100.

Como fazem na base...

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

33 minutos atrás, PCanas disse:

Fácil: toda a gente mete uma adicional na curta. Tipo 100.

Como fazem na base...

No rádio dos veículos, em speaker. A 90hz  não deu! "toda a gente", não, é sem ter k usar ou mudar as frequências nos rádios pessoais. já temos as adicionais em uso por causa das fireteams. A ideia é ter acesso no rádio d veículo. e poder coloca-la em speaker. Se a 100hz funcionar como longa e ser possível num veículo ouvir, que seja. :) 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

3 minutos atrás, Mr.maggoo disse:

No rádio dos veículos, em speaker. A 90hz  não deu! "toda a gente", não, é sem ter k usar ou mudar as frequências nos rádios pessoais. já temos as adicionais em uso por causa das fireteams. A ideia é ter acesso no rádio d veículo. e poder coloca-la em speaker. Se a 100hz funcionar como longa e ser possível num veículo ouvir, que seja. :) 

Volto a perguntar: para que precisam disso num convoy? Não vão todos no mesmo sítio (no mesmo convoy)? Não vão todos a fazer o mesmo?

Isso justifica-se se tiverem por exemplo em meio urbano e cada fire team tiver a vasculhar uma parte da cidade, ou se tiverem a fazer aproximação a uma posição inimiga por lados diferentes.

Mas é só a minha opinião...

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Meus amigos, 

O titulo deste post é " GUERRA EM DONBASS" briefing/debriefing,

Querem discutir as freq. De rádio criem um post.

@PCanas

Mais uma vez parece que não sabes ler,

No meu post eu esclareço as frequencias do radio da equipa BRAVO porque alguém questionou.

Em nada tem a ver com a " brincadeira " que vocês estão a ter aqui sobre as frequencias de rádio, e que aumentam e mudam cores aos posts, e bla bla bla. 

Todos os 3 Squad Leaders sabem o procedimento dos rádios, dos convoys etc....se há dúvidas HOJE é o dia certo para as tirarem.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

25 minutos atrás, Maj. José disse:

Meus amigos, 

O titulo deste post é " GUERRA EM DONBASS" briefing/debriefing,

Querem discutir as freq. De rádio criem um post.

@PCanas

Mais uma vez parece que não sabes ler,

No meu post eu esclareço as frequencias do radio da equipa BRAVO porque alguém questionou.

Em nada tem a ver com a " brincadeira " que vocês estão a ter aqui sobre as frequencias de rádio, e que aumentam e mudam cores aos posts, e bla bla bla. 

Todos os 3 Squad Leaders sabem o procedimento dos rádios, dos convoys etc....se há dúvidas HOJE é o dia certo para as tirarem.

Lol...?

Eu nunca meti em causa nem nunca perguntei quais eram as frequências usadas pela Bravo.

O que meti em causa e perguntei foi a real necessidade e utilidade da divisão das frequências por fire team no contexto de um convoy.

Se calhar tu é que leste mal...

-----

Esta semana tenho o horário trocado, não posso hoje nem quinta, mas posso sexta. Depois se quiserem podemos falar disto.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Lá está, 

Não estava a responder ao comentário do convoy!

Estava a responder ao comentário de alguém que questionou as freq. Da Bravo serem 100.5 etc...

O assunto convoy, para mim é um não assunto que o Peter já tinha respondido ao maggoo, e para mim é assunto encerrado, as equipas têm squad leaders e se há dúvidas de algum elemento em relação a alguma coisa, devem perguntar aos seus squad leaders, afinal é para isso que eles existem.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

22 horas atrás, Maj. José disse:

Acho que as frequências das equipas sempre tiveram definidas de 10 em 10, ou seja, 110, 120, 130, etc. Se alguém alterou a sua, foi por auto-recriação...

Nem tinha reparado que afinal até foste tu que levantas-te a questão.....

Não querendo alongar muito a discussão, até porque o problema pode já ter sido resolvido na segunda... mas em relação a essa tua resposta, lê o post que fizeram antes desse que citaste...

Concordo contigo quando dizes que é um não assunto. E é por concordar com isso e por achar que é algo que se resolve com a maior facilidade do mundo (a solução que propus é exactamente a mesma que o Peter deu quando respondeu ao Magoo), é que dei as respostas que dei e "discuti" com o pessoal.

I rest my case.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Confirmo que os Humvee tem radio .

Eu no meu a meio da missão, quando a coisa ficou mais confusa, coloquei a freq geral(30) em loud speakers para todos ouvirem e se orientarem.facilita em alguns aspectos.

Por exemplo se o magoo tivesse o veiculo dele a ,a ouvir em speakers não tinha matado o nosso piloto(conforme ele ja reparou) porque ouvia "teoricamente" o Luso reportar o  que o piloto saltou (na pratica eu também não ouvi com a emersão do jogo.)  

Partilhar este post

Link para o post

4 horas atrás, Kerozen disse:

Confirmação visual serve para isso mesmo, na falta de comunicação há que confirmar para quem estão a disparar

Eu até acho que entendo o que sucedeu.

Não quero ser advogado de ninguém e até estive fora, por isso não racho lenha.

Isto é, espero que ninguém se ofenda  com o que eu vou dizer, porque eu até sou a puxar para o parvo, mas eu, sempre que vejo um heli com os dois jogos de pás sobrepostas, no mais recôndito do meu ser, identifico logo como inimigo=bloco de leste=russo.

Até me arrepiava, sempre que via passar os Kamov do INEM. Isto, claro, no tempo em que ainda voavam... :D

Ainda não me habituei sequer à ideia de que já não existe o muro de Berlim, quanto mais. 

Por isso é que digo que "KGB still watching you". :ph34r:<_<:ph34r::wacko::ph34r::unsure:

Partilhar este post

Link para o post

COMANDO

Informação sobre o incidente do 1º dia envolvendo um veiculo Ucraniano,

O governo Ucraniano vai curtar o apoio que depositaram no nosso exército e vai fechar 1 armazém de apoio, 

neste caso será o armazém onde temos os Leopard, tinhamos lá 8 e vamos ficar sem eles por agora pois serão devolvidos a Portugal, 

resta-nos então apenas 2 Leopard na Base.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

22 horas atrás, Kerozen disse:

Confirmação visual serve para isso mesmo, na falta de comunicação há que confirmar para quem estão a disparar

até porque disparar sobre pilotos em para quedas é contra a convenção de Genebra, se bem que não é proibido faze-lo.

"Attacks on parachutists, as defined by the law of war, is when pilots, aircrews, and passengers are attacked while descending by parachute from disabled aircraft during wartime. This practice is considered by most militaries around the world to be inhumane, barbaric, and unchivalrous, that it is unnecessary killing (the attacked personnel would eventually become POWs if parachuted over enemy territory), and that it is contrary to fair play. Attacking parachutists from aircraft in distress is a war crime under the Protocol I addition to the 1949 Geneva Conventions. Firing on airborne forces who are descending by parachute is not prohibited."

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

2 horas atrás, Luso disse:

até porque disparar sobre pilotos em para quedas é contra a convenção de Genebra, se bem que não é proibido faze-lo.

O que é contra a convenção de genebra é disparar sobre pilotos, tripulação ou passageiros de um avião incapacitado. Tropas aerotransportadas não são incluidas.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Na missão passada, estava a tentar entrar em comunicações com a Charlie, para tentar perceber onde andavam, e perguntei:

"Estão perto de alguma referência que nos possa a ajudar a localizar-vos?", Perguntei

"Sim", disse o tenente. "Estamos directamente debaixo da lua." ^_^

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades