Ir para conteúdo
Sld. J. Gomes

Guerra em Donbass

Recommended Posts

Bom dia maltinha, logo quando tiver mais tempo vou tentar tirar todas as dúvidas que estão a solicitar.

10 minutos atrás, Rckiller disse:

mas de qualquer forma, não responde ao facto do motivo de terem alterado a freq de convoy para uma freq de curta. E não responde ao facto de me estarem a dizer que a freq de curta é melhor que a de Longa que na verdade não é! . Todas as freq baixas são melhores! O radio de longa não está em todos por motivos obvios. Mas as freq podem ser curtas. EU com uma freq de 40 posso por na adicional no rádio de curta na mesma.  

Não é usada uma de longa exatamente pela questão da logística. Nos veículos que usamos atualmente apenas os condutores e 'gunners' é que têm radio de longa, o que num veículo e especialmente num convoy, são funções críticas. Sendo que os veículos muito raramente ficam separados por mais de 500 metros, é mais facil abdicar de um adicional de curta para comunicar o movimento do convoy, do que o que o 'Convoy Leader', que neste caso era o TL da Alpha, ir a condutor ou a gunner -  Jamais!!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

Bom dia entendo plenamente cada ponto de vista de cada um aqui pelo que eu bem entendi e a falta de informação que fica por dar ao resto dos elementos do veículo correto? Porque não se estabelece uma frequência de longa na qual possa fucionar no veiculo como exemplo 85 e só o líder de veículo possa transmitir na curta  assim todos os elementos do veículo tem informação do convoy é apenas 1 irá poder responder acho que assim irá resolver mais de metade dos problemas aqui colocados 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

47 minutos atrás, Rckiller disse:

Tudo bem, a freq é definida pelo lider do convoy e este escolheu uma curta. Tudo optimo com isso! 

As freq tem funcionado bem, a 31 para as equipas, 30 para o comando (Já me fui informar logo no debriefing, apesar de eu ter calculado que fosse assim) e por ai fora. 

Não é teimosia. O Magoo sugeriu que usassem uma freq de longa para o convoy, voces justificaram o sucedido com uma data de pontos que não responde à utilização ou não de uma freq de longa para o Convoy. Como concordo, milagrosamente, com o que o magoo disse, vim defender o Ponto (Até porque eu estava no veiculo com o magoo e tinhamos falado disso mesmo na altura. 

A questão é que não é preciso uma frequência de longa para o convoy. Nunca vais ter os veículos tão longe uns dos outros que precises de uma frequência de longa, nem mesmo entre o primeiro e o último.

Repara, num convoy de 10 veículos (que não tens) e mesmo com um espaçamento de 100m entre veículos (que também não tens), o convoy fica com 1Km de comprimento. Está perfeitamente dentro das capacidades do rádio de curta.

Para além disso, não te esqueças que só alguns conseguiriam utilizar a frequência de longa: os RTOs, os condutores, e os gunners. Isto tendo em conta que todos os veículos têm rádio de longa integrado (que não é verdade) e gunner (que também não é verdade).

Com uma frequência de curta (que existe um canal disponível que não é usado), todos ouvem.

Qual é o impacto das duas opções? Vamos ver...

:: COM FREQUÊNCIA DE LONGA ::

- Vamos assumir que temos 40 jogadores.

- Vamos tirar 1 para o Comando e 2 para a  FA. Ficam 37 no convoy.

- Vamos supor um convoy de 6 Hummers com gun e um carro de transporte (sem gun).

- Vamos supor que o carro de transporte tem rádio de longa (porque dependendo do carro, pode não ter).

- Vamos supor 2 Hummers por equipa, e os elementos que sobram vão no carro de transporte.

Tendo em conta que cada Hummer leva 5 pessoas (1 condutor, 3 passageiros, 1 gunner), o convoy teria a seguinte config:

V1 (Hummer - Alpha - 5 pax)

V2 (Hummer - Alpha - 5 pax)

V3 (Hummer - Bravo - 5 pax)

V4 (Hummer - Bravo - 5 pax)

V5 (Hummer - Charlie-  5 pax)

V6 (Hummer - Charlie - 5 pax) 

V7 (transporte - os "restos" das equipas que não cabem nos Hummers - 7 pax)

- Tendo em conta que em cada carro apenas o condutor, gunner e RTO conseguem transmitir/receber no rádio de longa,

- Tendo em conta que só há um RTO por equipa,

- Tendo em conta que o V7 não tem gunner,

Terias o seguinte número de pessoas por carro a serem capazes de comunicar em longa:

V1 - 3: condutor + gunner + RTO

V2 - 2: condutor + gunner

V3 - 3: condutor + gunner + RTO

V4 - 2: condutor + gunner

V5 - 3: condutor + gunner + RTO

V6 - 2: condutor + gunner

V7 - 1: condutor

Ou seja, na melhor das hipóteses tens um total de 16 pessoas que conseguem ouvir a frequência do convoy.

São 16 pessoas em 37.

Não chega a 50%.

De modo a que todos tenham acesso à informação sobre o que se passa no convoy, é necessário que alguém dentro dos veículos faça a retransmissão da informação (por rádio ou não) aos outros passageiros que não conseguem ouvir a frequência de longa.

Como TU disseste, e bem:

2 horas atrás, Rckiller disse:

(...) Se os membros dele falam para ele para depois ele comunicar é um processo intermédio desnecessário. (...)

:: COM FREQUÊNCIA DE CURTA ::

- Vamos assumir que temos 40 jogadores.

- Vamos tirar 1 para o Comando e 2 para a  FA. Ficam 37 no convoy.

- Vamos supor um convoy de 6 Hummers com gun e um carro de transporte (sem gun).

- Vamos supor que o carro de transporte NÃO tem rádio de longa.

- Vamos supor 2 Hummers por equipa, e os elementos que sobram vão no carro de transporte.

Tendo em conta que cada Hummer leva 5 pessoas (1 condutor, 3 passageiros, 1 gunner), o convoy teria a seguinte config:

V1 (Hummer - Alpha - 5 pax)

V2 (Hummer - Alpha - 5 pax)

V3 (Hummer - Bravo - 5 pax)

V4 (Hummer - Bravo - 5 pax)

V5 (Hummer - Charlie-  5 pax)

V6 (Hummer - Charlie - 5 pax) 

V7 (transporte - os "restos" das equipas que não cabem nos Hummers - 7 pax)

- Tendo em conta que em cada carro TODOS conseguem transmitir/receber no rádio de curta

Terias o seguinte número de pessoas por carro a serem capazes de comunicar em longa:

V1 - 5: condutor + gunner + RTO + 2 passageiros

V2 - 5: condutor + gunner + 3 passageiros

V3 - 5: condutor + gunner + RTO + 2 passageiros

V4 - 5: condutor + gunner + 3 passageiros

V5 - 5: condutor + gunner + RTO + 2 passageiros

V6 - 5: condutor + gunner + 3 passageiros

V7 - 7: condutor + 6 passageiros

Ou seja, TODOS conseguem ouvir a frequência do convoy.

São 37 pessoas em 37.

É 100%.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Pequeno esclaricimento em relação ás frequencias de radio da BRAVO, que foram alteradas por mim,

BRAVO- 100.5

FT  H.Q. -100.6

FT  verde - 100.7

FT  verm. - 100.8

Se podemos usar decimais qual é o problema?

FREQ. Base - 100 curta

FREQ. Comando 30 longa

FREQ. convoy - * o lider decide ( estes veiculos do CUP não tem radio integrado de longa)

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Agora, Maj. José disse:

Pequeno esclarecimento em relação ás frequências de rádio da BRAVO, que foram alteradas por mim:

BRAVO- 100.5

FT  H.Q. -100.6

FT  verde - 100.7

FT  verm. - 100.8

FREQ. Base - 100 curta

FREQ. Comando 30 longa

FREQ. convoy - * o lider decide ( estes veiculos do CUP não tem radio integrado de longa)

E é MESMO necessário?

Tendo em conta que num convoy a equipa vai toda no mesmo sítio (não me refiro ao veículo) e a fazer a mesma coisa, é mesmo necessário essa separação?

Não seria mais fácil estarem todos numa frequência só?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Pedro eu entendo perfeitamente o que estás a comunicar e tem lógica mas olha uma coisa supondo que tens a radio do caro operacional o elemento condutor ou gunner tem a possibilidade de colocar com altifalante essa mesma frequência de aí eu ter informado de essa mesma frequência que possa ser utilizada tanto na curta como na longa dessa mesma possibilidade daí qualquer um poder houver a comunicação mas só 1 responder o que levar de add na curta minha ideia nada mais 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

5 minutos atrás, PCanas disse:

E é MESMO necessário?

Tendo em conta que num convoy a equipa vai toda no mesmo sítio (não me refiro ao veículo) e a fazer a mesma coisa, é mesmo necessário essa separação?

Não seria mais fácil estarem todos numa frequência só?

Pedro não sei como funcionam as outras unidades mas no caso da bravo é necessário porque nós chegamos a um ponto de ter a unidade dívida em 2 ou até 3 firetimes tendo em conta 4 ou 5 elementos por unidade daí para evitar qualquer comunicação extra na rádio de unidade daí ter essas freq add foi proposta pelo antigo squad líder e aqual tem sua lógica porque contamos com fireteam de assalto de suporte e h.q

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

6 minutos atrás, Cbo Adj Phabio disse:

Pedro não sei como funcionam as outras unidades mas no caso da bravo é necessário porque nós chegamos a um ponto de ter a unidade dívida em 2 ou até 3 firetimes tendo em conta 4 ou 5 elementos por unidade daí para evitar qualquer comunicação extra na rádio de unidade daí ter essas freq add foi proposta pelo antigo squad líder e aqual tem sua lógica porque contamos com fireteam de assalto de suporte e h.q

Sim, mas estamos a falar no caso específico de um convoy.

O que é que vocês, num convoy,  fazem de tão diferente uns dos outros para precisarem de várias frequências?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

2 minutos atrás, Darkbeast disse:

Malta não se esqueçam que pode haver informação que sendo usada nos speakers pode ser útil quando se faz um convoy (usando o radio de longa do mesmo veículo). 

Achas mesmo que dentro de um veículo em andamento se vai ouvir bem um rádio em speakers?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

4 minutos atrás, Darkbeast disse:

Malta não se esqueçam que pode haver informação que sendo usada nos speakers pode ser útil quando se faz um convoy (usando o radio de longa do mesmo veículo). 

Atenção que a rádio de longa que me refiro não é a do rto mas sim a do veículo o rto em ninguém momento toca na frequência dele 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Meus sinhôres dos beícolos,

Após análise interna do factos que originaram a impossibilidade de audição da frequência de curta 90, verificou-se que deveu ao facto de o rádio de longa apenas permite receber e transmitir entre 30 e 87 mhz.

Em futuros convoys, será tida em conta esta gama de frequências, para toda a gente ficar em sintonia. Reitera-se mais uma vez, que as comunicações de convoy são e serão feitas no radio de curta.

Cumps.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Agora, SaLaZaR disse:

Meus sinhôres dos beícolos,

Após análise interna do factos que originaram a impossibilidade de audição da frequência de curta 90, verificou-se ao facto de o rádio de longa apenas permite receber e transmitir entre 30 e 87 mhz.

Em futuros convoys, será tida em conta esta gama de frequências, para toda a gente ficar em sintonia. Reitera-se mais uma vez, que as comunicações de convoy são e serão feitas no radio de curta.

Cumps.

~e @PCanas também...

Canas principalmente aquilo que escreveste tens 90% de Razão. Só com a excepção que estás-te a esquecer que eu posso comunicar com o rádio de Curta uma freq de Longa. Ou seja, na verdade todos têm capacidade de falar na mesma. Eu percebo que não seja necessário.

Por outro lado, e contra mim e o magoo falo, eu posso pegar no rádio de curta por em speakers e todos no veiculo têm acesso às comunicações da mesma forma!. 

Ainda assim, e aproveitando o texto do salazar, acho que optar por um rádio de Longa pode ser bastante vantajoso. O próprio helly de suporte pode estar nessa Freq também.. Mas isso já é outra meia hora de conversa e um assunto aparte.  

Só um extra, foi-me informado que num convoy os novos procedimentos são apenas um 1º e o ultimo veiculo falarem quando viram À esquerda, arrancam etc.. excepção de algum contratempo. Falo em nome do sneek, mas sendo assim vamos passar a fazer isso mesmo. (Ao que parece o salazar afinal é que estava a cumprir os procedimentos certos hahaha).

_______________-_____________________________________

Peace!

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

11 minutos atrás, Rckiller disse:

~e @PCanas também...

Canas principalmente aquilo que escreveste tens 90% de Razão. Só com a excepção que estás-te a esquecer que eu posso comunicar com o rádio de Curta uma freq de Longa. Ou seja, na verdade todos têm capacidade de falar na mesma. Eu percebo que não seja necessário.

Por outro lado, e contra mim e o magoo falo, eu posso pegar no rádio de curta por em speakers e todos no veiculo têm acesso às comunicações da mesma forma!. 

Ainda assim, e aproveitando o texto do salazar, acho que optar por um rádio de Longa pode ser bastante vantajoso. O próprio helly de suporte pode estar nessa Freq também.. Mas isso já é outra meia hora de conversa e um assunto aparte.  

Só um extra, foi-me informado que num convoy os novos procedimentos são apenas um 1º e o ultimo veiculo falarem quando viram À esquerda, arrancam etc.. excepção de algum contratempo. Falo em nome do sneek, mas sendo assim vamos passar a fazer isso mesmo. (Ao que parece o salazar afinal é que estava a cumprir os procedimentos certos hahaha).

_______________-_____________________________________

Peace!

Não me esqueci.

Só não mencionei isso porque isso não te traz vantagem nenhuma no contexto convoy. E o rádio de curta não fica com mais alcance por estar numa frequência comum aos rádios de longa.

Tu é que te estás a esquecer que os RTOs já têm as 2 frequências de longa ocupadas (o CH1 e o CA2 -  que há-de ser comando + inter-equipas, ou comando/inter-equipas + FA).

Onde vais meter a frequência do convoy...?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Pedro eu entendi e passo a informar caso seja possível, o veículo ter rádio de longa será colocado a frequência de 32 a 87 o líder de veículo fará o mesmo na adicional de curta tendo assim a possibilidade de comunicação através de curta, a longa nos veículos em altifalantes para que todos possam escutar 👂 

Editado por Cbo Adj Phabio

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

4 minutos atrás, Cbo Adj Phabio disse:

Pedro eu entendi e passo a informar caso seja possível, o veículo ter rádio de longa será colocado a frequência de 32 a 87 o líder de veículo fará o mesmo na adicional de curta tendo assim a possibilidade de comunicação através de curta, a longa nos veículos em altifalantes para que todos possam escutar 👂 

2 horas atrás, Maj. José disse:

Pequeno esclaricimento em relação ás frequencias de radio da BRAVO, que foram alteradas por mim,

BRAVO- 100.5

FT  H.Q. -100.6

FT  verde - 100.7

FT  verm. - 100.8

FREQ. Base - 100 curta

FREQ. Comando 30 longa

FREQ. convoy - * o lider decide (estes veículos do CUP não têm rádio integrado de longa)

A questão mantém-se: onde metes a frequência do convoy?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Coloca-se na frequência de longa do veículo , caso seja possível assim vais ter a frequência de veículo loga e o líder de veículo com adicional de convoy e o rto não terá que mexer nas frequências de longa dele só na adicional caso seja ele o líder de veículo como aconteceu na sexta feira, eu era líder do último veículo 

Editado por Cbo Adj Phabio

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

3 minutos atrás, Cbo Adj Phabio disse:

Coloca-se na frequência de longa do veículo , caso seja possível assim vais ter a frequência de veículo loga e o líder de veículo com adicional de convoy e o rto não terá que mexer nas frequências de liga dele só na add :)

2 horas atrás, Maj. José disse:

(...)

Estes veículos do CUP não têm rádio integrado de longa.

(...)

Actualmente, na melhor das hipóteses tens UM rádio de longa dentro do veículo: o do RTO. E não é em todos os veículos, porque não tens um RTO por veículo.

Tendo em conta que as duas frequências de longa já estão ocupadas... onde metes a frequência do convoy?

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

1 minuto atrás, PCanas disse:

Actualmente, na melhor das hipóteses tens UM rádio de longa dentro do veículo: o do RTO. E não é em todos os veículos, porque não tens um RTO por veículo.

Tendo em conta que as duas frequências de longa já estão ocupadas... onde metes a frequência do convoy?

Desculpa essa informação não a tinha visto nesse caso peço desculpa e retiro o que disse 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

4 minutos atrás, PCanas disse:

Estes veículos do CUP não têm rádio integrado de longa.

ERRADO!

Os Humvees do CUP tem rádio de longa sim. No condutor e no gunner, No convoy que levávamos na sexta a única viatura sem rádio de longa era o Unimog. 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades