Ir para conteúdo
Sld. J. Gomes

Guerra em Donbass

Recommended Posts

1885385374_Noticia3-RevoluoLaranja.png.b052b07967147d647ba3c005af1c21c2.png

"Revolução Laranja". População do Oeste da Ucrânia protesta contra o primeiro-ministro Víktor Yanukóvytch. A população de Donets apoiou Yanukóvytch. Aproveitando os tumultos, o povo de Donets pediu referendo popular para tentar estabelecer uma República Autónoma no Leste ou secessão completa da Ucrânia.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

1735524863_Noticia5-YanokovytchFogeParaMoscovo.png.0f0b5a0c4909154bf7f3aab05e311da0.png

Após manifestações em Kiev. Protestos, apelidados de Euromaidan, contra Yanukóvytch ter uma política cada vez mais amigável de Vladimir Putin, Oeste (77% da população) preferia maior aproximação com a União Europeia, Yanukóvytch renuncia e foge para Moscovo. Um governo de transição irá assumir e buscar se distanciar da Rússia e procurar melhores relações com o Ocidente.

Na Crimeia, outra região ucraniana onde a maioria da população é de origem russa, pede para se separar da Ucrânia. protestos russofílicos começaram, e uma crise se instaurou. Rússia desembarca tropas na região, com o apoio da classe política local, formalmente anexou a Crimeia, via referendo questionável.

A tensão na região cresce cada vez mais. 

Yevgeni Moravich, 

AAN WORLD NEWS, UCRANIA

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Informação

Ontem pelas 13.06h da tarde (23:59h em PT), a Russia fez um ataque aéreo á nossa base, felizmente não tivemos baixas dos elementos que ainda se encontravam na base (Alfa, Charlie) nem dos militares 

Ucranianos que defendem a nossa base.

Para hoje iremos fazer uma ofenciva e tomar a "estrada do Norte", a guerra está no seu inicio e hoje poderá ser o 1º dia a sério de comfrontos entre nós e os Russos.

BOA SORTE!

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Olá a todos,

Só uma questão, porque é que não foi possível meter nos rádios dos veículos a frequência do canal da coluna?

É que é uma mais valia enorme, mas a tal freq 90hz não foi possível?

Porquê?

Não é cheat, e ajuda imenso, evita estar a questionar o TL ou o RTO, principalmente num movimento em coluna com várias equipas, e ficamos mais cientes do que se esta a passar, em vez de um silêncio irritante??

E que o Zeus, seja ele por si só ou por ter posto equipas d morteiros, tenha uma péssima semana... daquelas quando pissas m*rda d cão e só notas quando estás no carro a caminho d trabalho e já tens os pedais cheios dela :D 

Editado por Mr.maggoo

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

16 minutos atrás, Mr.maggoo disse:

Olá a todos,

Só uma questão, porque é que não foi possível meter nos rádios dos veículos a frequência do canal da coluna?

É que é uma mais valia enorme, mas a tal freq 90hz não foi possível?

Porquê?

Não é cheat, e ajuda imenso, evita estar a questionar o TL ou o RTO, principalmente num movimento em coluna com várias equipas, e ficamos mais cientes do que se esta a passar, em vez de um silêncio irritante??

E que o Zeus, seja ele por si só ou por ter posto equipas d morteiros, tenha uma péssima semana... daquelas quando pissas m*rda d cão e só notas quando estás no carro a caminho d trabalho e já tens os pedais cheios dela :D 

Basta colocares uma adicional no rádio de curta com a frequência que é dada como freq de convoy 😅😅 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

11 horas atrás, Mr.maggoo disse:

Olá a todos,

O rádio dos veículos funciona como os de infantaria de longa. A frequência 90 está fora do intervalo de banda em que operam.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

23 horas atrás, PeterSang disse:

Basta colocares uma adicional no rádio de curta com a frequência que é dada como freq de convoy 😅😅 

Não funcionava, no rádio d hmmwv .. No rádio pessoal, não dá, pois temos a freq d grupo e na adicional ao sub-grupo k pertences.

11 horas atrás, Cbo. Adj. Reguenga disse:

O rádio dos veículos funciona como os de infantaria de longa. A frequência 90 está fora do intervalo de banda em que operam.

Funciona assim desde de quando? Houve alguma mudança? Então que tal usarmos freqs fora desse intervalo p todos ouvirem? Antes podias por em qualquer freq, e apanhavas as longas e as curtas. Por acaso, até usava por a freq d Comando em speaker p todos ouvirem. (ah não devia mas fazia, e em tempos d não usar a adicional na equipa, usava-a sempre a adicional p ouvir as transmissões d Comando).

Acho k não faz sentido, irmos em convoy, e não ouvirmos as comunicaões desse mesmo convoy.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

28 minutos atrás, Mr.maggoo disse:

Não funcionava, no rádio d hmmwv .. No rádio pessoal, não dá, pois temos a freq d grupo e na adicional ao sub-grupo k pertences.

Se vais em convoy e tens mais interesse em ouvir a freq de convoy tens de abdicar de uma das outras duas enquanto estás no convoy. Como por exemplo na freq principal usas a da tua equipa e na adicional a de convoy, suponho que dentro do teu humvee vá a tua Fire Team, logo não necessitas de rádio dentro do carro ;D 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

8 horas atrás, PeterSang disse:

Se vais em convoy e tens mais interesse em ouvir a freq de convoy tens de abdicar de uma das outras duas enquanto estás no convoy. Como por exemplo na freq principal usas a da tua equipa e na adicional a de convoy, suponho que dentro do teu humvee vá a tua Fire Team, logo não necessitas de rádio dentro do carro ;D 

Não é que não tenhas razão, mas não justifica o ponto do Magoo.

A freq de convoy, na minha opinião, tem de ser uma freq de Longa. Não é que seja o piloto a fazer as comunicações, mas se por algum motivo o carro se afasta perdemos a comunicação com o convoy. O veiculo tem de poder chegar a todos os carros sem falha de comunicação.  O longa é melhor para chegar a todo o lado, obviamente. 

Por fim, tenho uma dúvida, porque é que, no que diz respeito à alfa, é o Salazar que fala na freq de convoy pelas duas equipas? Dois veiculos é sempre só o salazar que fala? A não ser que o nosso pequeno ditador seja capaz de se multiplicar, este não está nos 2 veiculos. Se os membros dele falam para ele para depois ele comunicar é um processo intermédio desnecessário. 

Sinceramente, não percebo porque nunca é possível ouvir uma comunicação fluida de V1 a virar a esq, V2 virar a esuqerda... 

Tipicamente tem sido V1 a virar à esquerda (Voz magnifica do salazar), V2 Calado, V3 (Eu) a virar à esquerda, V4... V5... 

Aproveito para solicitar uma Lista de TODAS as Freq quer curtas quer longas PUBLICAs algures! Tive de assumir o Rádio de Longa esta missão e falei na 30 à espera que alguém me ouvisse. Quando peguei no Rádio do Fabio ele tinha a 31, não fazia ideia se era a das equipas ou eventualmente uma outra qualquer, ignorei e falei só na 30, provavelmente erradamente.

Aproveito ainda para comunicar que continuo a achar uma estupidez a freq da Bravo ser 100.5 até 100.8---

Salvo erro

Alfa - 110

Bravo- 100.5

Charlie 130 ..

Isto faz tanto sentido como sei lá o quê.

Melhores cumprimentos

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

10 horas atrás, Mr.maggoo disse:

1- Não funcionava, no rádio d hmmwv .. No rádio pessoal, não dá, pois temos a freq d grupo e na adicional ao sub-grupo k pertences.

2- Funciona assim desde de quando? Houve alguma mudança? Então que tal usarmos freqs fora desse intervalo p todos ouvirem? Antes podias por em qualquer freq, e apanhavas as longas e as curtas. Por acaso, até usava por a freq d Comando em speaker p todos ouvirem. (ah não devia mas fazia, e em tempos d não usar a adicional na equipa, usava-a sempre a adicional p ouvir as transmissões d Comando).

Acho k não faz sentido, irmos em convoy, e não ouvirmos as comunicações desse mesmo convoy.

1- Ia jurar que é possível. Os veículos militares, tirando 2 ou 3, têm rádio de longa integrado. E não tenho a certeza como é agora, mas dantes o condutor tinha e o passageiro tinha outro, e funcionavam de modo independente. Ou seja, na prática tinhas 2 rádios de longa no carro. Possivelmente depende do veículo, mas como disse, não tenho a a certeza.

2- Na minha opinião, que valo o que vale, enquanto não for necessário irem realmente separados, ou se não estiverem a fazer coisas distintas dentro da equipa, acho que devem manter uma frequência única. É certo que no convoy vão fisicamente separados (uma parte da equipa numa carro, outra parte noutro carro) mas em termos de terreno, estão juntos e estão a fazer a mesma coisa. Penso que não justifica nessa situação terem essa divisão de frequências. Conseguem falar dentro do carro uns com os outros, e se precisarem de falar de um carro para o outro, usam a freq da equipa...

------------

Acho que as frequências das equipas sempre tiveram definidas de 10 em 10, ou seja, 110, 120, 130, etc. Se alguém alterou a sua, foi por auto-recriação...

A 100 costuma ser usada como frequência geral, e supostamente só é usada dentro da base, mas... porque não usá-la como frequência de convoy também?

O rádio de curta tem, teoricamente, um alcance de 5Km. Sabemos que, com o terreno e distância, essa distância reduz para cerca de 2-3Km, assim como a qualidade da transmissão, que também reduz. Mas tendo em conta o terreno da campanha actual, que é relativamente plano, a parte da interferência do terreno deverá ser reduzida, ficando apenas a questão da distância.

Não sei quantos carros leva o convoy, mas certamente não terá 2 a 3Km de comprimento, pelo que o rádio de curta serve perfeitamente para frequência de convoy.

Aliás,

- tendo em conta que só se consegue utilizar 4 frequências em simultâneo (2 curta + 2 longa)

- tendo em conta que  dessas 4, 3 já estão ocupadas (equipa, comando, FA)

- tendo em conta que dessas 3, 2 são de longa

Só sobra o adicional do rádio de curta.

Sugiro o seguinte:

- Canal 1 Rádio Curta: equipa

- Canal A Rádio Curta: convoy (obviamente esta só é usada quando estão em convoy)

- Canal 1 Rádio Longa: Comando

- Canal A Rádio Longa: FA

Parece-me ser uma solução fácil e viável.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Oi? Isso invalida porquê?

Rádio Curta, CH1 - 130 (equipa)

Rádio Curta, A2 - *** (convoy)

Rádio Longa, CH1 - 30 (Comando)

Rádio Longa, A2 - 31 (FA)

A única coisa que pode faltar aqui é o canal que os médicos costumam usar entre eles, mas isso é uma questão de ELES, se quiserem, usarem essa frequência no canal adicional do rádio de curta em detrimento da frequência do convoy.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Concordo com o @PCanas. Nos enquanto Charlie operamos em 2 fire teams e usamos uma freq apenas. Num convoy e totalmente desnecessário andarem com sub freq de equipa. Estás no convoy o fire team leader e condutor pelo menos têm de ter a freq de convoy, essa freq e mesmo só para pouca gente e manter a linha entre carros, depois caso aconteça como na sexta já a podemos usar todos. Não sei qual é a posição do Maggoo dentro do veículo mas se ele quer saber o que se passa no convoy e não tem espaço para a freq falem uns com os outros partilhem info. O nosso papagaio de serviço (Reguenga) não nos deixa sem sabermos o que se passa quando recebe comunicações importantes. É toda uma dinamica que a malta tem de ganhar. Quanto as freq sr rckiller as mesmas nao mudam deade a europa , com excepção da fteq da bravo de curta.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

1 minuto atrás, PCanas disse:

Oi? Isso invalida porquê?

Rádio Curta, CH1 - 130 (equipa)

Rádio Curta, A2 - *** (convoy)

Rádio Longa, CH1 - 30 (Comando)

Rádio Longa, A2 - 31 (FA)

A única coisa que pode faltar aqui é o canal que os médicos costumam usar entre eles, mas isso é uma questão de ELES, se quiserem, usarem essa frequência no canal adicional do rádio de curta em detrimento da frequência do convoy.

Não pedro, falta muito mais coisas alem disso. Na bravo cada fire team tem uma freq única que usam para falar entre eles. Cada pessoa usa as freq da maneira que lhe der mais jeito, desde que o trabalho fique feito.

Para falar verdade, dado não haver qualquer possibilidade do inimigo captar as nossas frequencias e não haver uma quantidade de freq de longa que pode originar confusão, todas as freq podiam perfeitamente estar compreendidas entre o nº 30-87 de forma aos de Longo alcance.

O único argumento que é valido, é se disseram as freq de convoy normalmente são feitas com rádio de curta na vida real.

Outra coisa incrível:

1- Ia jurar que é possível. Os veículos militares, tirando 2 ou 3, têm rádio de longa integrado. E não tenho a certeza como é agora, mas dantes o condutor tinha e o passageiro tinha outro, e funcionavam de modo independente. Ou seja, na prática tinhas 2 rádios de longa no carro. Possivelmente depende do veículo, mas como disse, não tenho a a certeza.

O Condutor Sim, o pendura não. 

TODA A Questão é baseada no facto de o rádio do carro não captar a freq de convoy! Chegaste a ler alguma coisa do que foi escrito? Afinal estamos a discutir o quê?

2- Na minha opinião, que valo o que vale, enquanto não for necessário irem realmente separados, ou se não estiverem a fazer coisas distintas dentro da equipa, acho que devem manter uma frequência única. É certo que no convoy vão fisicamente separados (uma parte da equipa numa carro, outra parte noutro carro) mas em termos de terreno, estão juntos e estão a fazer a mesma coisa. Penso que não justifica nessa situação terem essa divisão de frequências. Conseguem falar dentro do carro uns com os outros, e se precisarem de falar de um carro para o outro, usam a freq da equipa...

Não foi isto que foi combinado nos treinos, chega ao ponto do Tmaster (que apesar de tudo não ser o elemento mais certinho), não sabia qual era a freq de convoy! Dizes isso quando vão os dois veiculos juntos. Na bravo tinhas metade na Equipa no V3 e outra metade no V5. Qual é o argumento agora? 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

7 minutos atrás, PeterSang disse:

Concordo com o @PCanas. Nos enquanto Charlie operamos em 2 fire teams e usamos uma freq apenas. Num convoy e totalmente desnecessário andarem com sub freq de equipa. Estás no convoy o fire team leader e condutor pelo menos têm de ter a freq de convoy, essa freq e mesmo só para pouca gente e manter a linha entre carros, depois caso aconteça como na sexta já a podemos usar todos. Não sei qual é a posição do Maggoo dentro do veículo mas se ele quer saber o que se passa no convoy e não tem espaço para a freq falem uns com os outros partilhem info. O nosso papagaio de serviço (Reguenga) não nos deixa sem sabermos o ie se passa quando recebe comunicações importantes. É toda uma dinamica que a malta tem de ganhar. Quanto as freq sr rckiller as mesmas nao mudam deade a europa , com excepção da fteq da bravo de curta.

Como disse, não deixas de ter razão. isso foi o que foi feito, Não houve problemas em comunicar na freq de Convoy. Tanto o V3 com o V5 iam comunicando o que estavam a fazer. Até demasiado infelizmente, que me enganei uma vez na rádio que queria comunicar. 

mas de qualquer forma, não responde ao facto do motivo de terem alterado a freq de convoy para uma freq de curta. E não responde ao facto de me estarem a dizer que a freq de curta é melhor que a de Longa que na verdade não é! . Todas as freq baixas são melhores! O radio de longa não está em todos por motivos obvios. Mas as freq podem ser curtas. EU com uma freq de 40 posso por na adicional no rádio de curta na mesma. 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

@Rckiller a freq de convoy nunca foi a mesma e julgo que nunca será. Ela é decidida pelo líder de convoy e por isso o que apetecer ao nosso ditador é o que será. Eu percebo o que queres dizer mas parece-me mais teimosia que outra coisa xD porque seja numa freq de curta ou de longa sempre funcionou bem para todos. Um outro pequeno reparo no convoy tinhamos 5 veículos so precisamos da info de "V1 à direita" do 1 e do último os outros não é estritamente necessário comunicarem.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

5 minutos atrás, PeterSang disse:

@Rckiller a freq de convoy nunca foi a mesma e julgo que nunca será. Ela é decidida pelo líder de convoy e por isso o que apetecer ao nosso ditador é o que será. Eu percebo o que queres dizer mas parece-me mais teimosia que outra coisa xD porque seja numa freq de curta ou de longa sempre funcionou bem para todos. Um outro pequeno reparo no convoy tinhamos 5 veículos so precisamos da info de "V1 à direita" do 1 e do último os outros não é estritamente necessário comunicarem.

Tudo bem, a freq é definida pelo lider do convoy e este escolheu uma curta. Tudo optimo com isso! 

As freq tem funcionado bem, a 31 para as equipas, 30 para o comando (Já me fui informar logo no debriefing, apesar de eu ter calculado que fosse assim) e por ai fora. 

Não é teimosia. O Magoo sugeriu que usasem uma freq de longa para o convoy, voces justificaram o sucedido com uma data de pontos que não responde à utilização ou não de uma freq de longa para o Convoy. Como concordo, milagrosamente, com o que o magoo disse, vim defender o Ponto (Até porque eu estava no veiculo com o magoo e tinhamos falado disso mesmo na altura. 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades