Ir para conteúdo
SaLaZaR

Orientação e Cartografia

Recommended Posts

Bom dia,

Partilho convosco uma série de 4 vídeos sobre cartografia e orientação, que achei bastante interessantes e que são úteis dentro e forma do Arma 3. Isto porque uma carta militar é bastante mais complexa de ler na realidade do que no Arma, embora as bases sejam as mesmas.

P.S. Vejam este canal: https://www.youtube.com/channel/UCLorCiYziMQ-j08Z5o6U-0g 

Tem material bastante educativo para a nossa 'área'.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

Isto já é ensinado nas formações. Claro que no mundo real a carta militar tem muito mais informação, mas a essência é exactamente a mesma.

O "straight edge", que basicamente é a Map Tools, é a única coisa que não ensinamos na formação, mas o método bússola + mapa + range finder vai dar ao mesmo, dá é mais trabalho porque tens que andar a fazer malabarismo com 3 ferramentas.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

58 minutos atrás, PCanas disse:

Isto já é ensinado nas formações. Claro que no mundo real a carta militar tem muito mais informação, mas a essência é exactamente a mesma.

O "straight edge", que basicamente é a Map Tools, é a única coisa que não ensinamos na formação, mas o método bússola + mapa + range finder vai dar ao mesmo, dá é mais trabalho porque tens que andar a fazer malabarismo com 3 ferramentas.

Mesmo assim ainda há malta muito perdida nesse aspecto. Um peddy-paper Armalusa seria interessante. 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

39 minutos atrás, TMaster disse:

Olha...bem pensado.... É exactamente o tipo de evento que eu sou fan. Vai surgir qualquer coisa para breve.

Por acaso também achei uma ideia diferente e porreira, inclusive eu e o @PCanas já tinhamos um 'prótotipo' de missão para o evento.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

4 horas atrás, SaLaZaR disse:

Por acaso também achei uma ideia diferente e porreira, inclusive eu e o @PCanas já tinhamos um 'prótotipo' de missão para o evento.

Bota no calendário.Nunca ha eventos a mais 😊

Partilhar este post

Link para o post

37 minutos atrás, TMaster disse:

Bota no calendário.Nunca ha eventos a mais 😊

Não há nada em concreto, só ideias. Mas podemos trabalhar nisso...

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Não sei como fazem as formações atualmente, mas eu quando dava as formações de orientação, teleportava os formandos para um sitio qualquer, e só com um mapa e bussola tinham que me indicar com precisão onde estavam. ;)

Uma ideia para evento era um battle royal em que o vencedor da orientação descubria a única arma do evento e matava o resto :lol:

Partilhar este post

Link para o post

5 minutos atrás, Grester disse:

Não sei como fazem as formações atualmente, mas eu quando dava as formações de orientação, teleportava os formandos para um sitio qualquer, e só com um mapa e bussola tinham que me indicar com precisão onde estavam. ;)

Confere. Esse teste ainda é feito nas formações. Temos dois tipos: um nas montanhas e outro (Tier 1) no deserto.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Pois é,,, Já agora, destes intervenientes na conversa, quem é que não tem usado GPS nas missões?B)

Partilhar este post

Link para o post

Todos, mas aposto que a qualquer um deles se lhe tirares o GPS eles encontram-se e voltam a base ;)

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Sem GPS (Global Positioning System), uma vez no terreno, temos sempre como alternativa a bússola para dar o Azimut que vem do Árabe As-sumut (caminho ou direção). Temos também o famoso ShackTac, mas como é que se comunica via radio a orientação dos possíveis contactos? Aqui está uma pequena ajuda.

Rosa dos ventos

Clique na imagem para mais informação.

Editado por Porluso

Partilhar este post

Link para o post

O azimute continua a ser o mais preciso, e mais fácil de transmitir e ser compreendido do outro lado.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

34 minutos atrás, PCanas disse:

O azimute continua a ser o mais preciso, e mais fácil de transmitir e ser compreendido do outro lado.

Quer dizer o mais fácil e rápido é dizer N,S,E ou O. O azimute é mais preciso mas mais lento. Depende das situações em que estas. Se estas seguro e precisas de dizer uma direcção 100% precisa por algum motivo o azimute é bom agora se estiveres a levares tiro de algum lado é muito mais rápido dizer norte para o pessoal na ter que andar a procurar um numero exacto que lhes foi dito

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

2 horas atrás, Kerozen disse:

Quer dizer o mais fácil e rápido é dizer N,S,E ou O. O azimute é mais preciso mas mais lento. Depende das situações em que estas. Se estas seguro e precisas de dizer uma direcção 100% precisa por algum motivo o azimute é bom agora se estiveres a levares tiro de algum lado é muito mais rápido dizer norte para o pessoal na ter que andar a procurar um numero exacto que lhes foi dito

Assino por baixo! Nunca concordei tanto contigo xD

Editado por Sentry

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Cria uma conta ou entra para comentar

Precisas de ser membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Cria uma nova conta na nossa comunidade. É fácil!

Cria uma nova conta

Entrar

Já tens uma conta? Faz login.

Entrar Agora

ARMALUSA

Se és fã de ARMA 3, um dos melhores jogos do mercado para quem procura um verdadeiro simulador militar, alista-te na ARMALUSA e tira a melhor experiência em simulação de combate multiplayer. Inscreve-te e leva a simulação de combate ao nível seguinte.

REQUISITOS PARA JOGAR

PARCEIROS OFICIAIS