Ir para conteúdo
J. Gomes

Operação MINUSCA

Recommended Posts

Boas.
Infelizmente não vou poder dar o meu contributo na operação de dia 31Ago18, por motivos familiares: O meu sobrinho faz anos e se não for a minha irmã cospe-me nos olhos e vou comer arroz de trombil servido pela minha moça durante uma(s) semana(s).

Boa sorte a todos.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

2 minutos atrás, Jose disse:

Ok, @AceVentura, não te preocupes, 

Enquanto não tens unidade, podes avisar na chatbox do fórum, depois de teres um lugar, vais ter um sitio especifico onde podes avisar.

Fui eu que "mandei" informar aqui. No chat depois pode-se perder se mais gente escrever lá ;)

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

É importante que cada equipa conheça os 3 elementos chave de todas a equipas. Em caso de baixas, esses 3 elementos são a prioridade.

Esta é o ordem de prioridade. A saber:

Alpha 1-1: Rising - médico

Salazar - TL

Cerdeira (na última missão foi o Sarge) - RTO

Bravo 1-1: Carlos Martins - Médico

Rodriguez - TL

TMaster7 Rodriguez - RTO

Bravo 1-2: D3mon (ou outro designado) - Médico

Big - TL

Phábio - RTO

Charlie 1-1 - Petersang - Médico

76Jaws - TL

Nuno Reguenga - RTO

Charlie 1-2 - DarkJack e BlackJagg 

Na última missão o BIG morreu porque o médico da Bravo 1-1 que estava a socorrer os feridos curou o Asy, o Phábio e o Birta antes de chegar ao BIG (TL). O Big acabou por morrer devido à falha nas prioridades nos tratamentos médicos que são regra de ouro no que toca a casualidades.

É verdade que devido a ausências por vezes os elementos mudam, mas quando chegamos à base, antes da missão, não custa nada TL's e médicos se informarem/confirmarem quem são estes elementos chave de cada equipa.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

4 horas atrás, DoG disse:

Asy, o Phábio e o Birta pertenciam á Bravo 1-1, just sayin.......

De certeza @DoG? Vê lá bem. És da bravo 1-1, certo?

3 horas atrás, capa disse:

O Big aparecia como Nunot... talvez fosse isso que baralhou o médico e não só.

Independentemente disso, a prioridade é sempre a mesma. Quando um médico vai socorrer outra equipa deve certificar se os 3 elementos prioritários estão bem. Se isto tivesse acontecido o Big não tinha morrido. De igual forma, os elementos que estavam vivos deveriam ter encaminhado o médico e dizer-lhe que o Big estava down como driver do veículo. Assim, quer o Big estivesse com o nome de Joaquim ou Nônô, estava identificado como sendo o driver.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

21 minutos atrás, 76Jaws disse:

De certeza @DoG? Vê lá bem. És da bravo 1-1, certo?

Independentemente disso, a prioridade é sempre a mesma. Quando um médico vai socorrer outra equipa deve certificar se os 3 elementos prioritários estão bem. Se isto tivesse acontecido o Big não tinha morrido. De igual forma, os elementos que estavam vivos deveriam ter encaminhado o médico e dizer-lhe que o Big estava down como driver do veículo. Assim, quer o Big estivesse com o nome de Joaquim ou Nônô, estava identificado como sendo o driver.

Prontes... leva a bicicleta!

Partilhar este post

Link para o post

Bem, penso que o assunto é bem relevado aqui, mais que não seja porque é sempre bom relembrar a matéria.

Depois em concreto no exemplo, aquilo que aconteceu é que a Bravo 1.2 foi incorporada nesta noite na Bravo 1.1, logo passou a ser tudo Bravo 1.1.

Ainda assim, dentro da Bravo 1.1, o Phabio que assumiu a função de RTO, teve sempre nao só por ser RTO mas por ter estado numa viatura com os seus habituais elementos Bravo 1.2, o caracter secundário de uma especie de TL destes, se assim se pode dizer, também principalmente porque o Big (nunot) só entrou mais tarde já no decorrer da missão e também ele juntando-se à Bravo 1.1.

É natural neste registo que o médico possa ter depreendido que o Phabio seria o "man in charge" maior de todos aqueles que ali cairam estendidos. Ou também pode não ter tido qualquer lógica na escolha de quem tratar primeiro e ter sido ao calhas.

A estrutura de prioridades da Bravo 1.1. segundo o que o Jaws indica, estaria então assim:

Rodriguez - TL

Phabio - RTO 

Seja de que forma for, não dói nada relembrar a ordem das coisas 😉  para que os médicos e todos os demais as mantenham sempre presentes

Partilhar este post

Link para o post

Em 01/09/2018 at 3:41 PM, 76Jaws disse:

Na última missão o BIG morreu porque o médico da Bravo 1-1 que estava a socorrer os feridos curou o Asy, o Phábio e o Birta antes de chegar ao BIG (TL). O Big acabou por morrer devido à falha nas prioridades nos tratamentos médicos que são regra de ouro no que toca a casualidades.

MAS O KE?  tão a falar do Carlos?  Curou 3 ?  3????

Eu apostava que ele não curava 1... amanha temos de dar um prémio ao gaiato.

Partilhar este post

Link para o post

1 minuto atrás, TMaster disse:

MAS O KE?  tão a falar do Carlos?  Curou 3 ?  3????

Eu apostava que ele não curava 1... amanha temos de dar um prémio ao gaiato.

Calma, o Asy também fez a sua parte

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Visitante

Relembro que a prioridade de um médico em combate será sempre pelo grau de ferimentos, claro que um homem a esvair-se em sangue é prioritário a um leve arranhão num braço, independentemente do seu grau ou estatuto na hierarquia das forças armadas... é assim em Portugal, USA e na China. Por essa ordem de ideias, qualquer soldado raso que ficar sem uma perna se tiver um TL ferido e um RTO ferido perto...tá fdd. Vai sobrar só o TL e o RTO... eles que façam o resto do combate sozinhos?

Procedimentos de cuidados médicos em combate:

- Estabilização médica de todos os membros feridos em combate.

- Avaliação do estado médico de cada membro, avaliando e sendo considerados urgentes os elementos em estado crítico.

- Avaliação se e quem estará apto a prosseguir com a missão.

- Medvac (Evacuação Médica) de todos os membros considerados não aptos para prosseguir a missão.

Partilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Gurkha disse:

Relembro que a prioridade de um médico em combate será sempre pelo grau de ferimentos, claro que um homem a esvair-se em sangue é prioritário a um leve arranhão num braço, independentemente do seu grau ou estatuto na hierarquia das forças armadas... é assim em Portugal, USA e na China. Por essa ordem de ideias, qualquer soldado raso que ficar sem uma perna se tiver um TL ferido e um RTO ferido perto...tá fdd. Vai sobrar só o TL e o RTO... eles que façam o resto do combate sozinhos?

Procedimentos de cuidados médicos em combate:

- Estabilização médica de todos os membros feridos em combate.

- Avaliação do estado médico de cada membro, avaliando e sendo considerados urgentes os elementos em estado crítico.

- Avaliação se e quem estará apto a prosseguir com a missão.

- Medvac (Evacuação Médica) de todos os membros considerados não aptos para prosseguir a missão.

@Gurkha é aqui que traçamos aquela linha chata entre a realidade e o jogo. Se eu como médico for andar a ver dos 4 caídos quem tá mais ferido quando for para começar a tratar do 1 mais ferido, já morreram 3.

É tudo muito bonito, mas no que diz respeito a Arma à certas cenas que não podem ser tal e qual a realidade ;)

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Visitante

Todos os soldados hoje em dia sabem primeiros socorros e têm um Kit de 1st Aid para serem um elemento activo na parte médica. O Médico tem de saber ouvir em redor e perceber quem está mais ferido ou não.

Por exemplo eu a driver já tive um gunner down, estabilizei e fui com o carro para ao pé do médico e disse que tinha um ferido que já estava estabilizado, tirei do veículo e o médico ignorou completamente... mais tarde o gunner morreu... estabilizado.

Se não está a ser feita uma triagem pelos médicos, we are doing it wrong.

Na vida real é mais complicado, gajos a sangrar mesmo, gajos a gritar pela mãezinha, e ai ai vou morrer e mesmo assim os médicos fazem triagens... acho bem mais complicado do que no Arma que ninguém está a morrer na realidade.

Nunca vi num manual de Médico um procedimento tipo... Grau de hierarquia do paciente? Soldado Raso? Que se foda.... Sargento? Ignora todo o resto...É nesse que tens de te focar.

Porque o que estás a fazer é igual, mas estás é a procurar Ranks em vez de feridos a sério, demoras o mesmo tempo

Editado por Visitante

Partilhar este post

Link para o post
Visitante
Em 01/09/2018 at 3:41 PM, 76Jaws disse:

É importante que cada equipa conheça os 3 elementos chave de todas a equipas. Em caso de baixas, esses 3 elementos são a prioridade.

Esta é o ordem de prioridade. A saber:

Alpha 1-1: Rising - médico

Salazar - TL

Cerdeira (na última missão foi o Sarge) - RTO

Rodriguez - TL

TMaster7 Rodriguez - RTO

Bravo 1-2: D3mon (ou outro designado) - Médico

Big - TL

Phábio - RTO

Charlie 1-1 - Petersang - Médico

76Jaws - TL

Nuno Reguenga - RTO

Charlie 1-2 - DarkJack e BlackJagg 

É verdade que devido a ausências por vezes os elementos mudam, mas quando chegamos à base, antes da missão, não custa nada TL's e médicos se informarem/confirmarem quem são estes elementos chave de cada equipa.

Agora é que li bem este post!

Elementos chave? É tão importante o Homem que dispara a bala como o que leva a bala desde a fabrica até ao sitio do conflito (logistica). Não ganhas uma guerra com "elementos chave".

Agora percebo porque morri num treino e fui o único atingido... Basta curar os desta lista e serás um bom médico? WTF??

Se o TL morrer existe o 2nd in Command, nenhum TL vale a vida de 2 homens, especialmente se for Pesada, ou AT...Engenheiro? Minas? Marksman? o TL fará todas estas posições? De que serve um TL se não tiver ninguém para liderar? Ou se a Squad se tornar "incapaz" de completar uma missão? Vamos imaginar que a missão é rebentar com algo? o Engenheiro morreu... Aparece um Tanque e o AT morreu? Vai o TL matar o Tank á facada?

Em vez de dizeres que o TL morreu agradece ter salvo a vida  de 3 e não chegou a tempo ao 4º... em vez de ter salvo 1 e morreram 3.

Há que rever essas prioridades.

A Good Hell of a job Medic!!!!

Hum...

Partilhar este post

Link para o post

Os dois lados têm razão.

O Gurkha tem razão quando diz que um gajo todo furado deve ter prioridade sobre outro com meia dúzia de arranhões, independentemente de estarem ou não inconscientes (e, portanto, não se podem tratar a eles próprios) e independentemente da patente. O TL não tem de ser elemento prioritário nos tratamentos se houver outro ao lado que levou com um RPG na cara depois de ter pisado uma mina, e principalmente se o second in command estiver up (é para isso que ele serve).

Se estiverem dois (ou três ou quatro) em pé de igualdade no que toca a ferimentos, então aí sim pode-se dar prioridade ao TL. E mesmo assim, pessoalmente, iria avaliar melhor a situação, pois nem sempre o TL pode ser o elemento mais necessário no momento, e o TL não vai fazer nada se tiver o resto da equipa down.

Exemplos:

- se eu estiver numa situação, como médico, em que tenho o TL e o AT em baixo, e estiver um BTR ao pé... o AT vai ter prioridade sobre o TL, nem que o TL seja o tal gajo que levou com o RPG na cara. O TL não me vale de nada contra um BTR.

- se eu estiver numa situação, como médico, em que tenho o TL e o MG em baixo, e estiver um batalhão inimigo à volta... o MG vai ter prioridade sobre o TL, nem que o TL seja o tal gajo que levou com o RPG na cara. O TL conseguirá fazer um tiro mais preciso, mas o MG consegue suprimir 4 ou 5 de cada vez, e consegue estar mais tempo a disparar.

Já fiz isto no passado (quando qualquer um podia dar revive). Lembro-me de pelo menos uma missão em que levantei o AT antes de levantar o médico ou o TL ou qualquer outro, pois tinha um veículo pesado ali ao pé.

Por outro lado, quando se diz que o Arma nem sempre dá para fazer como na realidade, também é verdade. Enquanto na realidade eu consigo perceber minimamente a gravidade dos ferimentos apenas olhando para a pessoa, mesmo que ela esteja 20m ao lado, no Arma não dá para fazer isso. Tenho que me deslocar fisicamente à pessoa para abrir o menu médico e perceber a gravidade dos ferimentos. Esta deslocação entre elementos down pode consumir demasiado tempo e expor o médico a riscos elevados, pelo que por vezes é mais fácil e rápido tratar aquele que está ali ao lado: é mais um a disparar e não precisei de sair do cover do veículo (por exemplo).

Os que estão up também podem dar um olhinho ao gajo do lado (que fazem e avisam que está down) e chamar (ou não) o médico, mas convém também perceberem a prioridade de cada elemento para a situação em que se encontram. Se estiverem numa emboscada com meia dúzia de inimigos e o cair alguém que não seja o médico, pode não ser necessariamente algo urgente, ao ponto de implicar a deslocação e ocupação do médico para o tratamento desse elemento caído. Em vez de uma arma a menos (a do caído) seriam duas (a do caído e a do médico).

Resumindo: dançar conforme a música.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades