Ir para conteúdo
Jose

Operação MINUSCA

Recommended Posts

1 hora atrás, Mr.maggoo disse:

Caros camaradas,

Há 3 coisas k gostava d equacionar. Na boa, e sem confusões, ok?

A 1ª- é que qd um operacional leva uma bisca no braço ou na perna, não têm k ir a correr ganhar protecção atrás d um rochedo ou do hummve e curarem-se. É manter a posição, e aguentar até o confronto acabar. Se somos 6,7, ou 8, basta 2 biscas em 2 ops, e mais o médico ( falo mais à frente) e ficam, menos 3 no confronto e deixam os outros agarrados. Nesse minuto k estão a curarem-se, sei lá, 2 ligaduras e uma morfina, é o suficiente para o inimigo deslocar-se 3 mts e limpar-nos d vez. Levam umas biscas, aguentam até acabar o confronto, e no fim é que sim, é chamar médico. Solidariedade. Aguenta pelo o outro.

A 2ª. é k os médicos não é para estarem a curar os dóis-dóis dos bébés. Não é para ficarem atrás à espera d casualidades. São operacionais, e aquando do confronto fazem o que todos devem fazer. Qd acabar o confronto, aí chegam-se à frente. Se fossemos 30, aí já seria diferente, agora no nosso caso, não. É mais um elemento a menos ao juntarem-se aos ops k têm doi-doi, ficam atrás d qualquer protecção e pedem auxiliio.

A 3ª. são os condutores. Se o veículo está parado, cm contactos ao redor, cm o 50 a limpar, cm os restantes ops k saíram e ganharam posição e estão no confronto, que raio está o condutor a fazer sentadinho lá dentro? lol 

Apenas como questões, tive a ver os videos, e isto é geral para todos e todas as equipas, mas a mim faz-me um pouco d confusão. :P 

Bem eu não sou mt provavelmente o mais qualificado para te responder mas aqui vai a minha opinião:

1- Quando falas em ir a correr para tras de um rochedo ou humvee para ganhar proteção estou assumir que o op em questão n estava para começar numa posição protegida/com cobertura, desde ai acho que ja alguma coisa esta mal...Mas sim compreendo a tua frustração pois as vezes n é preciso parar de disparar por um simples arranhão, mas é também importante haver um equilíbrio nestas situações, pois entre perder 3 segundos a usar uma bandage ou ficar inconsciente e estar varios minutos sem poder ajudar no combate ambos sabemos o que é preferível xD

2- Neste ponto concordo bastante com o que disseste, mas acrescento que pelo menos ultimamente pelo que tenho visto o tempo dos médicos que ficavam sentados num camião na retaguarda já passou e pareceme que já fazem muito mais um papel de soldado que também riposta, mas de qualquer maneira é sempre importante não correr tantos riscos como os outros pois sabemos que é uma peça importante em qualquer equipa. 

3- No que toca a condutores dentro dos veículos EM situações de COMBATE eu penso que faça mais sentido talvez na realidade, para que estejam prontos a arrancar a qualquer momento e porem se dali para fora, no Arma devido a bastantes facilidades que o jogo introduz talvez n fosse tão necessário...No entanto n deixa de ser mais rapido ter ja la o condutor do que este ter que ir a correr para dentro do carro para n falar que esta em mais segurança, mas mais uma vez como qualquer um pode conduzir isto deixa de ser mt relevante.

Por fim gostava de fazer uma adição ao que disseste nos pontos 1 e 2, e isto é algo que ainda se ve um bocadito, a razao pela qual toda a gente deve levar bandages e morfinas não e simplesmente para ajudar os médicos a terem mais equipamento! E também para uso pessoal! Ou seja, mal uma bala vos raspe na unha do pé não é suposto pediram imediatamente por médico, podem perfeitamente voces msm tratar da lesão, o msm se aplica a quando têm aliados feridos, se existir a possiblidade de os estabilizar antes do médico conseguir chegar até ele façam no, não se limitem apenas a chamar pelo médico e olhar para ele.

Espero que tenha sido útil.

Tenho dito.

Editado por Sentry

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

Dos 3 pontos, há dois que não são de resposta preto no branco.

1 - Eu como TL muitas vezes faço isso. Levo tiro e continuo a responder. No entanto, sou da opinião que TL, médico e RTO devem sempre se resguardar e proteger. Quando digo "proteger" não significa que não respondam a fogo inimigo, significa proteger-se a si de ficar desabilitado. Por norma deveriam aplicar bandage se levarem tiro, nem que seja de raspão. São posições chave numa Squad e não podem/devem comprometer todos os outros se ficarem inconscientes. 

Muitas vezes acontece que o "tiro de raspão" deixa-me "manco" e aí perco completamente a mobilidade como operacional. Se estou numa boa posição, fico e continuo a responder ao tiro, senão, procuro melhor cobertura (mesmo manco) e curo-me para voltar a estar operacional ou então tenho que me curar no local onde estou e depois procurar posição melhor.

2 - Sim, o médico também é operacional que não deve correr riscos. E sim, deve manter uma posição mais recuada. No entanto, nenhuma das duas afirmações anteriores o impedem ou permitem que ele não responda ao inimigo da mesma forma que os outros.

3 - Depende das circunstâncias. Posso ter o carro numa posição defensiva com o gunner a cobrir determinado sector e aí sim, o driver deve sair e é um operacional como os outros. Quando o veículo está em movimento e por alguma  razão  é obrigado a parar por contacto com o inimigo, não deve sair do veículo ou quanto muito sai mas fica à porta, porque a paragem é breve ou pode ser necessário deslocar rapidamente o veículo.  Se a paragem se prolongar, por exemplo para por razões de logística, em que o seu veículo não irá abandonar a posição actual, aí o driver pode sair não se afastando do veículo.

Se o veículo for em assalto a uma posição inimiga, também não deve sair porque tem de servir de "rodas" ao gunner para este ir-se posicionando consoante a movimentação do inimigo.

Num Pandur, tens o driver a sair do veículo? Num tanque, tens o driver a sair do veículo? Num M113 tens o driver a sair do veículo? Se nestes veículos normalmente o driver e gunner saiem quando se chega a uma "base" ou o veículo não será mais usado, porque é que no Hummvee que tem uma cal .50 é diferente? No entanto, no Hummvee o driver já pode sair e entrar dependendo das circunstâncias.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

11 horas atrás, Mr.maggoo disse:

A 1ª- é que qd um operacional leva uma bisca no braço ou na perna, não têm k ir a correr ganhar protecção atrás d um rochedo ou do hummve e curarem-se. É manter a posição, e aguentar até o confronto acabar. Se somos 6,7, ou 8, basta 2 biscas em 2 ops, e mais o médico ( falo mais à frente) e ficam, menos 3 no confronto e deixam os outros agarrados. Nesse minuto k estão a curarem-se, sei lá, 2 ligaduras e uma morfina, é o suficiente para o inimigo deslocar-se 3 mts e limpar-nos d vez. Levam umas biscas, aguentam até acabar o confronto, e no fim é que sim, é chamar médico. Solidariedade. Aguenta pelo o outro.

A 2ª. é k os médicos não é para estarem a curar os dóis-dóis dos bébés. Não é para ficarem atrás à espera d casualidades. São operacionais, e aquando do confronto fazem o que todos devem fazer. Qd acabar o confronto, aí chegam-se à frente. Se fossemos 30, aí já seria diferente, agora no nosso caso, não. É mais um elemento a menos ao juntarem-se aos ops k têm doi-doi, ficam atrás d qualquer protecção e pedem auxiliio.

A 3ª. são os condutores. Se o veículo está parado, cm contactos ao redor, cm o 50 a limpar, cm os restantes ops k saíram e ganharam posição e estão no confronto, que raio está o condutor a fazer sentadinho lá dentro? lol 

Apenas como questões, tive a ver os videos, e isto é geral para todos e todas as equipas, mas a mim faz-me um pouco d confusão. :P 

1- Depende da gravidade dos ferimentos, e depende das consequências dos ferimentos. Por exemplo, no caso dos marksman ou mesmo AT, o mais pequeno ferimento que te faça tremer a mira, mesmo que pouco, torna quase impossível acertares seja no que for. Por vezes nem precisas de estar ferido, basta estar casado e já não consegues acertar em nada.

2- Concordo que não precisem de andar a curar todos os arranhões que aparecem, e que se devam concentrar em casos mais graves. No entanto, meter o médico lá na frente a levar tiro como os outros, é um risco.

3- Soft Dismount. Hard Dismount. O condutor pode fazer falta para orientar o veículo para o gunner ter linha de fogo ou meter o veículo num local mais protegido.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

@Mr.maggoo, no 1° ponto estou 100% de acordo.

No 2° é consequência da 1° , mas atenção os médicos também são operacionais, não se esqueçam, embora eu perceba que se tente resguardar o médico não é preciso retirá-lo do combate.

3° na maior parte das vezes o que vês é soft dismount, fica o driver e o gunner, e ÁS VEZES é preciso ficar o driver para poder mudar o veic. Rápidamente de sitio se tiver sobre fogo, depende da situação, mas acho que têm estado a atuar bem na sua maioria.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Em relação ao terceiro ponto, podem ter todos muita razão, mas eu vou continuar a cumprir com as ordens que receber do meu TL.

Se disser para sair da viatura, saio.

Se disser para ficar, fico.

Não estou a pensar, pelo menos por enquanto, em fazer o curso/formação de TL, por isso acho que estes temas deverão ser discutidos, sim, mas nessas formações.

De outra forma, ainda começamos a ter pessoal a tomar iniciativas de Rambo, a sair da viatura porque é fixe, ou então, a ficar nela para fazer um óó.:D

Partilhar este post

Link para o post

Em 04/08/2018 at 10:45 PM, Mr.maggoo disse:

Caros camaradas,

Há 3 coisas k gostava d equacionar. Na boa, e sem confusões, ok?

Já desde a ATFT que existem exercícios de "reacção ao contacto" devem seguir o exercício até ao fim e depois avaliar a situação.  Seguir o FTL basicamente. Se aos primeiros tiros não tivermos um FTL a gritar ordens, a culpa não é dos membros da team mas sim do FTL, porque existem várias formas de sair de fogo e nenhuma diz pausa para kit kat porque tenho um doi doi.... se ficam no mesmo sitio em que estão a receber fogo (salvo ordem do FTL) ... todas as horas que falei foram em vão...

Em todas as formações que tenho visto em cenários reais, o médico (corpsman) vem sempre atrás, é o último recurso de quando o caso é grave, e desde pedir o medvac até ao chegar situações que podem demorar (até uma hora, em cenários reais) é o único homem que tens que percebe mais de medicina do que os nabos que apenas o curso de primeiros socorros têm. Esse homem pode devolver bala, pode ripostar á vontade... fazer um acto heroíco... NUNCA!!!

Em várias especialidades em que existem viaturas existe sempre um "chefe de viatura"(na realidade) esse "chefe" é responsável por todos os actos da viatura, se está operacional, se desapareceu, se furou um pneu, se tem gasolina... se está operacional depois de um ataque (outra vez), se está comunicável até... simplesmente é o responsável pela viatura. Neste caso (O jogo = Arma3) pode-se dizer que o condutor (driver) é o responsável pela viatura. E se alguma vez perguntarem pela viatura dele, ele nunca poderá responder (está ali para trás).

Fora o posicionamento ou reajustar da viatura para o Gunner ter melhor "janela" de abertura. Deverá saber tudo o que se passa com a viatura, se furou pneu, se o motor está apto etc etc... e falando de binómios, coisa que já vi que se perdeu, ele seria o binómio do Gunner e reportar que o Gunner caiu, coisa que dúvido que alguém reporte nessa azáfama de tiros abandonando a viatura... (na última OP) eu era o driver e estabilizei o Luis e levei até ao médico para ser "revived", coisa que não aconteceu por variadas razões, mas se eu não estivesse lá (driver sentadinho na viatura) ... o Luis ainda lá estava hoje... até alguém dar conta....que o gunner caiu... Assim como existem Binómios em infantaria também podem existir binómios em Infantaria Mecanizada.

À parte disto tudo vejo que muito treino se perdeu... ao longo destes tempos....

Editado por Gurkha

Partilhar este post

Link para o post

Finalizando @Mr.maggoo, é normal todas as equipas fazerem mais ou menos o mesmo, porque já se treinou  ás segundas, e já se criaram protocolos, no terreno pode haver ordens diferentes dependendo da ideia e prespetiva do TL e até da estratégia, mas é sempre mais ou menos dentro do que já foi treinado, daí a importância das segundas feiras, todas as ordens dos TL são sempre para cumprir como diz o @capa, se algo fora do que treinamos e tentamos implementar, depois estou cá eu para poder avaliar e questionar o TL, como digo sempre, mais vale uma ordem mal dada, do que não haver ordem nenhuma.

PS: venham aos treinos, todas as segundas á hora do costume e lá tiramos todas as dúvidas, além de treinarmos...

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

((Como consigo jogar neste servidor?))

Partilhar este post

Link para o post

21 minutos atrás, Deny disse:

((Como consigo jogar neste servidor?))

Esta campanha è para membros Armalusa, para participares precisas de completar as formações AL e tornar-te membro 

Partilhar este post

Link para o post

Foi um fartote,aquele veiculo aliado roubado pelas milicias... 

Vi chega - lo quase 5 min antes e pensei  que era o veiculo do kerozen...

A culpa é da Alfa que se deixa roubar.... Ja nao ha comandos como antigamente...😜

Partilhar este post

Link para o post

««««««««««««««««««««««COMANDO»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

CAMARADAS,

Mais uma missão, 

Foi uma patrulha difícil com muito contato, tivemos algumas baixas mas para a semana cá estaremos novamente.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

«««««««««««««COMANDO»»»»»»»»»»»»»»»»»

Minusca dia 5#

Dia 17/08/2018

Hora: 22:00

Missão:

O actual Presidente da R.C.A. Faustin Touadéra, estará de regresso ao País para discursar para o seu povo, e tentar ajudar na estabilização dos locais,

a nossa missão será transportar e mante-lo em segurança.

INTEL:

Há fortes indícios que as milícias poderão tentar capturá-lo ou mesmo tentar um massacre na cidade do Palácio Presidencial

PLANO DE EXECUÇÃO:

A discutir com TLs 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Em 11/08/2018 at 3:41 PM, Jose disse:

«««««««««««««COMANDO»»»»»»»»»»»»»»»»»

Minusca dia 5#

Dia 17/08/2018

Hora: 22:00

Missão:

O actual Presidente da R.C.A. Faustin Touadéra, estará de regresso ao País para discursar para o seu povo, e tentar ajudar na estabilização dos locais,

a nossa missão será transportar e mante-lo em segurança.

INTEL:

Há fortes indícios que as milícias poderão tentar capturá-lo ou mesmo tentar um massacre na cidade do Palácio Presidencial

PLANO DE EXECUÇÃO:

A discutir com TLs 

Sendo que esta missão vai requerer um trabalho de coordenação próxima entre equipas: É possível questionar os assessores do Presidente sobre o local do Palácio Presidencial? A chegada do Presidente é num Aeroporto? Qual? Não? Onde? 

Editado por 76Jaws

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

««««««««««««««COMANDO»»»»»»»»»»»»»»

INTEL

Mais detalhes sobre a execução da missão, serão facultados mais perto das 20h, 

para não haver risco de ser intercetada qualquer informação por parte dos guerrilheiros.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Em 11/08/2018 at 11:18 AM, TMaster disse:

A culpa é da Alfa que se deixa roubar.... Ja nao ha comandos como antigamente...😜

Pelas histórias que ouvia aquando o meu tempo de tropa aos mais antigos, seriam os próprios comandantes a incentivar esse tipo de atitudes entre paraquedistas vs comandos... ou seja pancadaria de meia noite onde o que interessava era gamar umas boinas e se possível o jipe aos PE.... agora se era verdade ou não... nunca vi nada disso no meu tempo.  

Partilhar este post

Link para o post

2 horas atrás, Jose disse:

««««««««««««««COMANDO»»»»»»»»»»»»»»

INTEL

Mais detalhes sobre a execução da missão, serão facultados mais perto das 20h, 

para não haver risco de ser intercetada qualquer informação por parte dos guerrilheiros.

Irraaaaa nunca se sabe de nada. Dps o TL dá um briefing fraco a meio do caminho. Maçonicos até à espinha. :P 

Editado por Mr.maggoo

Partilhar este post

Link para o post

1 hora atrás, Rui_Sludge disse:

Pelas histórias que ouvia aquando o meu tempo de tropa aos mais antigos, seriam os próprios comandantes a incentivar esse tipo de atitudes entre paraquedistas vs comandos... ou seja pancadaria de meia noite onde o que interessava era gamar umas boinas e se possível o jipe aos PE.... agora se era verdade ou não... nunca vi nada disso no meu tempo.  

Gostava d ver esses teus comandantes a roubar um jipe da PE :) só historias... e como temos a mesma idade, sabes bem como é que esses comandantes ganharam tais patentes. aliás, foram todos a subir cm o 25 d abril.

Editado por Mr.maggoo

Partilhar este post

Link para o post

7 minutos atrás, Jose disse:

@Blackjagg, não se ouve a tua voz no video.

Já reparei... tinha na config da captura do micro da webcam que estava desativado, já mudei para a captura do micro do Headset

Partilhar este post

Link para o post

Cria uma conta ou entra para comentar

Precisas de ser membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Cria uma nova conta na nossa comunidade. É fácil!

Cria uma nova conta

Entrar

Já tens uma conta? Faz login.

Entrar Agora

ARMALUSA

Se és fã de ARMA 3, um dos melhores jogos do mercado para quem procura um verdadeiro simulador militar, alista-te na ARMALUSA e tira a melhor experiência em simulação de combate multiplayer. Inscreve-te e leva a simulação de combate ao nível seguinte.

REQUISITOS PARA JOGAR

PARCEIROS OFICIAIS