Ir para conteúdo
  • 3
J. Gomes

ARMALUSA 3.0 ?

Pergunta

Recommended Posts

• 0

Eu tenho defeito nestas coisas que é não dizer nada enquanto vou estando de acordo com que está a ser dito pelos outros.

Portanto, até à data, estou de acordo com o que vem sido proposto. Confesso que já não me lembro exactamente do que está escrito nos documentos, mas se não disse nada entretanto é porque estou de acordo ;)

Vou opinando quando tiver ideias ou quando não concordar com algo ou quando tiver dúvidas...

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites
Especialidades

• 0

Nesta questão  também estou com o @PCanas, se não disse nada é porque não tenho nada a acrescentar, e militar então é que não posso mesmo dizer nada, já que nem serviço militar cumpri.

Mas mais uma vez digo, que se é para o bem da comunidade eu ajudo no que posso e no que sei, de estruturas e mecanicas de funcionamento, eu infelizmente nunca participei em tal, não posso opinar grande, o que posso dizer é que o @Jose fez uma grande apresentação e como tal, quem perceba que se chegue á frente e analise, e quem de direito que possa decidir se sim ou se não.

Sublinho que ajudo e tenho ajudado todos os membros novos, e mesmo não membros que vão aparecendo e perguntando, e tento puxar sempre pelo pessoal para tentar maximizar o seu potencial (indirecta para o @capa ) e vou continuar na mesma acção com toda a gente que me peça.

Sem discussão não há solução, e acho que deve de opinar quem queira opinar também.

(é um discurso muito politicamente correcto, mas tamos em tempo de eleições e como tal aqui ficamos os meus 5cts)

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0

Deixo aqui um link do que andei ontem a trabalhar com o @Rui_Sludge, para reforçar a vontade e o sentido da mudança para uma "nova" e melhor Armalusa para todos e melhor ilustrar alguns pontos que achamos relevantes para a comunidade que poderá também servir de reforço para o documento "ESTRUTURA armalusa" e para o ponto 2 que encontrado no documento "ARMALUSA 3.0" que o @Jose desenvolveu.

https://docs.google.com/presentation/d/1dgSOqGNmPSOzLBQLFvidG_WdoaZWU64amI94YAs6Z1M/edit?usp=sharing

edit: @Joseestás à vontade para retirar daqui o que achares necessário para reforçar os teus documentos originais

Editado por emagut

Partilhar este post

Link para o post

• 0
21 minutos atrás, PCanas disse:

Qual seria a grande diferença entre recon-sniper e recon-scout?

(isto é o meu entender) Recon sniper é uma equipa designada para tiro furtivo, daqueles tiros de muita longa distância (para cima de 900m) necessários para abater alvos chave , recon scout é uma equipa que serve primariamente para ser os olhos do resto da equipa com capacidade de tipo a médio, longo alcance.

No meu entender também, nem sempre é necessário que uma equipa recon leve uma calibre .50, por exemplo, ou algo semelhante quando vamos confrontar um batalhão, por vezes pode ser mais útil assumirem uma postura mais próxima do alvo com mais cadência de tiro.

Provavelmente equivoquei-me na terminologia, talvez faça mais sentido - Sniper e Marksman ou algo do género que ilustre melhor esta ideia, mas o princípio é este.

Editado por emagut

Partilhar este post

Link para o post

• 0

Ok, percebi.

Em termos de nomenclatura acho que está confuso, mesmo a segunda sugestão (sniper =! marksman), mas isso é o menos, depois vê-se...

Isso tem vantagens e desvantagens.

A vantagem de ter duas equipas com especializações diferentes é que cada uma (em princípio) fará melhor o seu trabalho, pois tem menos com que se preocupar e não tem que andar a fazer malabarismos com 3 ou 4 trabalhos.

A (des)vantagem, assim a mais imediata, é que precisas de mais jogadores.

Ainda assim, não sei até que ponto isso seria viável, pois suspeito que na prática essas equipas acabariam por andar quase juntas, muito devido ao terreno acidentado do mapa, que deita um pouco por terra a ideia da equipa de sniper fazer tiros a 900+ m. Por exemplo, ontem tínhamos pensado num ponto inicial a cerca de 1200m da cidade de Nefer, mas acabámos por ter que nos mover para um ponto a cerca de 800m, pois tínhamos um monte à frente, que embora tivesse uma cota menor, tapava a visão sobre a cidade.

Para já, e não estando com medo de ficar desempregado na Gerbil :lol: mantinha uma equipa de sniper nos moldes actuais.

O uso do UAV é sem dúvida vantajoso, mas implica uma logística completamente diferente em termos de loadouts do sniper e do spotter, principalmente devido ao peso do UAV, à impossibilidade de levar coisas na mochila do UAV, e à impossibilidade de quem levar o UAV não pode levar rádio de longa.

A fazer mais uma equipa de apoio, fazia antes uma equipa UAV, que ficaria responsável pela utilização e controlo de tudo o que forem drones (Darter, Greyhawk (CAS), Falcon, Stomper, etc). 2 elementos chega. Até podem ficar na base... 

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0
44 minutos atrás, PCanas disse:

Isso tem vantagens e desvantagens.

Sim, sem dúvida que é necessário mais pessoal para preencher tantos postos. 

A dinâmica de movimento continua a ser a mesma, os diferentes grupos nunca andam a mais de 1.5km (o que já é muito) de distância uns de outros, continua a haver alguma polivalência e independência de cada grupo mas como referiste, ter uma equipa especializada para uma tarefa é melhor do que pedir a um grupo que tente fazer tudo quando tens uma equipa destacada e que te resolve o problema em 1/5 do tempo.

Partilhar este post

Link para o post

• 0

@PCanas sobre o UAV. É algo que já me tinha perguntado inumeras vezes porque razão nunca usam. Ainda bem que tocaram no assunto. O UAV pode ser "montado" na base. Eu já fiz isso inúmeras vezes. A única coisa que tenho de transportar é o Terminal, de resto nada. O UAV é enviado da base para o local desejado, o operador pode equipar outra mochila com o equipamento que quiser. Aliás quando fazer assemble UAV perdes a mochila. O UAV é uma ferramenta óptima para Recon. Claro que tem os seus bugs. Por vezes não vai para o sítio que queres e fica a rodar sobre si próprio. Fora isso é algo que uso frquentemente.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0

UAV, ja usamos algumas vezes e bem, usa lo uma vez por outra? Sim 

Usa lo frequentemente ? Nao me parece que num pelotao que ande a patrulhar aldeias no afganistao onde pode ou nao haver inimigos seja razoavel, ja para nao falar que o sniper iria precisar do spotter para os calculos. logo ou estava no UAV ou a fazer de spotter, tem que se justificar o uso, ou com intel em missoes anteriores ou missoes especificas, 

Nao misturar forcas especiais com infantaria.

@Tyrandar axo que esse video vai esplicar muita coisa a muita gente sobretudo no tamanho de cada equipa, video muito bom, por acaso ja conhecia a organizacao inglesa que esta muito bem explicada ai.

Partilhar este post

Link para o post

• 0

Relativamente aos UAV, a título de exemplo do GM, vejamos a questão logística. Os ressuplies por norma são levados para o terreno por via aérea (heli), mas a função do GM não é essa, o GM não é um player designado para a função de piloto.

Mas dada a atual falta de elementos apenas a acumula, pois há missões em que se justifica a sua intervenção como piloto, mas outras há que não.

Tal como aqui, penso que também o Sniper/Spotter podem em alturas que não se justifique a sua intervenção a esse nível, serem rentabilizados e desta forma especializarem-se numa outra vertente que não a de tiro efetivo, mas sim de fornecimento de intel.

Partilhar este post

Link para o post

• 0

Não usamos o drone porque para quem faz as missões ,e especialmente quando há zeus ,sacamos os nabos todos da púcara logo na primeira curva.

Basicamente mal pegamos no drone temos logo a posição toda dos inimigos,veículos etc...  e com zeus vemos que não está la nada e depois aparecem.... torna-se chato para quem está a fazer a missão.  

Partilhar este post

Link para o post

• 0

Felizmente faco live stream e da para ver que nao uso o zeus para por ou tirar bots, estao todos sob responsabilidade do ALiVE, 

Quantonao uso do drone como disse anteriormente ja o usamos nalgumas missoes especificas com resultados positivos,  agora a questao e  simples operacoes especiais usam drone? A resposta e sim

Pelotoes de infantaria usam drones em missoes de patrulha? 

Partilhar este post

Link para o post

• 0
33 minutos atrás, Jose disse:

Felizmente faco live stream e da para ver que nao uso o zeus para por ou tirar bots, estao todos sob responsabilidade do ALiVE, 

Quantonao uso do drone como disse anteriormente ja o usamos nalgumas missoes especificas com resultados positivos,  agora a questao e  simples operacoes especiais usam drone? A resposta e sim

Pelotoes de infantaria usam drones em missoes de patrulha? 

Sim.

É usado essencialmente, para planear o movimento das tropas.

p.e. no inicio da semana, analisa-se as imagens do drone e de acordo com o que se vê, planeia-se a patrulha de uma determinada área. Em caso excecionais, pode-se usar em tempo real, se for considerada área de risco.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0
Visitante

Lembro-me de uma missão em que estava como Team Leader com 2 Squads e tinhamos drone, quando a situação apertou pedi ao UAV operator para nos achar um caminho "limpo" até mais á frente.. o UAV tanto pode ser usado ofensivamente como defensivamente.

Quanto ao UAV ser uma espécie de Spec Forces unit, hoje qualquer civil tem acesso a um Drone e pode lhe espetar uma Go Pro, já não é tão Spec Forces hoje em dia.

Partilhar este post

Link para o post
  • 0

Atenção que eu falo sem conhecimento de causa, pois no meu tempo de militar nunca estive em território hostil, mas não sei até que ponto um pelotão ou secção seja no Afeganistão seja na Ucrânia que sai ordinariamente em patrulha levará uma equipa de snipers.

Acho que estamos a confundir operações com patrulha, a meu ver devem ser encaradas de forma distinta.

Numa operação já tenho um alvo/objectivo definido, previamente estudado e analisado com todos os meios ao dispor e numa patrulha quando se sai, saí-se apenas com o percurso definido.

Relativamente à dificuldade de GM, já há muito tempo que não o faço, mas não há uma opção para apenas serem reveladas as unidade amigas?

Mais uma vez fica a solicitação a toda a comunidade para se pronunciarem, para que dessa forma, quem de direito possa tomar uma decisão baseada nos interesses da maioria face a eventual vontade de mudança. 

A título exemplificativo isto está-me me a fazer lembrar o que acontece na política (autárquicas/legislativas) fala-se, fala-se nas tascas, mas quando chega hora de poder mudar alguma coisa e podermos fazer a diferença com o nosso voto há quem opte por ficar em casa, não contribuindo.

Partilhar este post

Link para o post

• 0
16 minutos atrás, Rui_Sludge disse:

Relativamente à dificuldade de GM, já há muito tempo que não o faço, mas não há uma opção para apenas serem reveladas as unidade amigas?

Como assim?

Como GM tenho a possibilidade de adicionar as unidades inimigas ao Zeus e assim saber as suas posições e controlar as unidade mas só eu é que as vejo enquanto estiver na interface do zeus

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0

Respondendo ao @Rui_Sludge, mas em off topic,  existem vários tipos de patrulha, e acho que temos juntado um pouco de tudo numa só ;) ,

"A combat patrol is a group with sufficient size (usually platoon or company) and resources to raid or ambush a specific enemy. It primarily differs from an attack in that the aim is not to hold ground.

A clearing patrol is a brief patrol around a newly occupied defensive position in order to ensure that the immediate area is secure. Clearing patrols are often undertaken on the occupation of a location, and during stand to in the transition from night to day routine and vice versa.

A standing patrol is a static patrol, probably known as an OP/LP(Observation Post/Listening post) in US and NATO terminology. Standing patrols are usually small (half section/section) static patrols intended to provide early warning, security or to guard some geographical feature, such as dead ground.

A reconnaissance (recce) patrol is a patrol, usually small whose main mission is the gathering of information. Generally speaking recce patrols tend to avoid contact, although it is not unknown for recon patrols to "fight for information".

A screening patrol combines a number of patrols to 'screen' a large area. This type of patrol is used by armored formations in desert theaters, and also by ground troops operating in urban areas. A screen is generally composed of a number of static observation posts."

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0

Nos estamos numa fase da operacao ja muito proxima do final, ja usamos UAV nomeadamente na missao dos prisioneiros e do comandante da ONU, o normal desta operacao E a patrulha, ou seja patrulhar areas que sao ou ja foram controladas por inimigas limpar estradas de IEDs etc,  nesta fase devido as missoes anteriores ja sabiamos que ontem iamos ter inimigos naquela aldeia, 

QUINTA feira: fase de preparacao ou seja andamos a volta da cidade onde eleminamos uma fob inim. E " metemos " a equipa de recon com alguma tranquilidade de nao serem embuscados, 

SEXTA feira: execucao, limpamos grande parte da cidade assim como um roadblock e um posto de artilharia inimigo, 

Daqui para a frente sera nova fase preparatoria desta vez para SABADO DIA 7 onde vai haver MISSAO ESPECIAL, a ver se conseguimos chegar a ultima zona inimiga para depois termos uns convidados especiais para nos dar uma maozinha.

Partilhar este post

Link para o post

• 0
1 hora atrás, Kerozen disse:

Como GM tenho a possibilidade de adicionar as unidades inimigas ao Zeus e assim saber as suas posições e controlar as unidade mas só eu é que as vejo enquanto estiver na interface do zeus

18 horas atrás, TMaster disse:

Basicamente mal pegamos no drone temos logo a posição toda dos inimigos,veículos etc...  e com zeus vemos que não está la nada e depois aparecem.... torna-se chato para quem está a fazer a missão.  

Embora comece a achar que estamos a discutir algo que não o que se pretendia quando o José lançou o tópico, mas não era exatamente isso que te aborrecia a ti a e ao Tmaster? Saber exatamente a localização dos inimigos.

Devo estar a interpretar mal, mas se estiverem a falar na qualidade de GM, não vejo qual o inconveniente em saber a posição dos AI, aliás não vejo sentido nenhum nisso, uma vez que a ideia será como GM saber onde estão e facilitar ou dificultar a vida aos demais players.

Ou se falam na qualidade de players e não gostam de ter a vida tão facilitada por terem acesso a esta ferramenta (drone).

Partilhar este post

Link para o post

• 0

Eu axo que a malta se enganou no post, ( eu falo por mim)

A ideia deste post era :

1- dar conhecimento ao staff que ha um projecto

2- dar a conhecer a comunidade esse projecto

3-  haver criticas, sejam elas positivas ou negativas 

4- ser o mote para a comunidade geral possam tb dar outras ideias ou pontos que podem melhorar a primeira proposta

5- como comunidade discutirmos os beneficios e os pontos negativos de uma proposta como esta , ( pontos militares) 

Partilhar este post

Link para o post

• 0

@Jose mea culpa. Peguei na deixa do UAV para expressar a minha ideia mas sem a intenção de desviar toda a conversa para esse ponto. Tens toda a razão ao dizer que a discussão essencial perdeu-se com assunto acessório. Esse tipo de assuntos devem ser deixados para reuniões em TS ou semelhante e não em troca de msg no tópico ou neste tópico.

Não me prenunciarei sobre a nova estrutura porque não sou nem sequer ainda membro, por isso nem a estrutura actual conheço mas não posso deixar de louvar a iniciativa de melhoramento ou inovação qualquer que ela seja.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

• 0

Uma sugestão.

Sou novo por aqui não sei se já há ou não (se calhar até há mas pronto), mas uma cena que se podia fazer era missões flash, ou seja, uma missão da seguinte forma: Um loadout pre-definido por alguém do armalusa (nem que seja só o básico dos básicos), um pequeno briefing (tipo "ahh e tal é preciso ir ao ponto A fazer não sei o quê) e seguir logo para o campo, onde o jogo se desenvolvia sem grande pressão, apenas para o pessoal que entra no jogo pela primeira vez vá jogar sem a sensação de "medo" ou de evitar estragar algo que já estava planeado. Este jogo reunia não só todas as patentes, bem como os recrutas e malta civil (aquela que entra e quer só dar uns tirinhos e não quer fazer a recruta). Este tipo de missão servia não só para a malta se divertir, como também para os novatos irem aprendendo como jogar (online é diferente das campanhas que o jogo trás por default) e/ou para quem já está "cá dentro" ir limando arestas. Se calhar a ideia já está posta em prática noutros moldes e eu não me tinha apercebido (tenho desculpa, sou alentejano :lol:).

Outra sugestão era haver video-tutoriais de como fazer A, B ou C no jogo, isto é, vídeos de como afinar o jogo (tweaks, etc etc), bem como vídeos para ajudar nas formações (movimentações, dicas, etc), sendo estes últimos com exemplos práticos. Isto ajudava a malta nova, como o pessoal que por alguma razão formatou o pc e esqueceu-se tanto de guardar as configs e/ou esqueceu-se o que era necessário configurar. Lembrei-me disso porque a mim ajudou-me bastante um vídeo do TBO (se não estou em erro) de como configurar o jogo para ficar mais fluído.

A questão do TS, disse-o num post atrás e continuo com a mesma opinião.

Partilhar este post

Link para o post