Ir para conteúdo
Grester

Aprender a Pilotar Helicópteros

Recommended Posts

Após a iniciativa de ontem o SMiley ir ensinar o Pidukes a voar, achei oportuno criar um tópico dedicado especificamente a esta arte tão importante, mas não tão difícil de se aperfeiçoar quanto alguns pensam.

Organizei uma lista de reprodução com vídeos do dslyecxi sobre essa arte de pilotar e aterrar um helicóptero:

• 1º vídeo fala de algumas recomendações sobre os controlos.
  • 2º e 3º vídeo fala dos básicos de como aterrar em segurança um helicóptero. O 4º exemplifica numa missão real uma extracção dum binómio no terreno exemplificando as várias fases duma aterragem.
  • 5º, 7º e 9º vídeo explicam as várias maneiras de se efetuar uma aterragem de emergência. O 6º é um exemplo extremo duma aterragem de emergência sem rotor superior. O 8º mostra a importância de ganhar altitude numa situação de perca de rotor traseiro.
  • 10º e 11º falam sobre a mentalidade e responsabilidade dum piloto de transporte.
  • 12º e 13º aprofundam mais sobre como se pilota um helicóptero e como se aterra. Não digo que sejam vídeo facultativos dado que considero serem bastante informativos, se bem dado serem mais demorados recomendo serem vistos com mais calma.

Como qualquer mestria que se possa aprender, requer muita prática até que se consiga com naturalidade, ser-se capaz de aperfeiçoar esta arte. Recomendo a aprenderem com calma passo a passo uma coisa de cada vez. Primeiro percebam a mecânica de como se faz e depois então aperfeiçoem até serem capazes de manobrar um helicóptero mais rapidamente.

Para treinarem as aterragens de emergência recomendo estes cenários de treino, que aleatoriamente danificam o helicóptero simulando o fator de surpresa duma avaria.

Editado por Grester
Troquei alguns vídeos por outros mais interessantes.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar em outros sites

n sei quem é o smiley mas adorava ir a um desses treinos :p. Pilotei muito no arma 2 mas no 3 sou um 0 a esquerda. Uma das cenas que ainda nao consegui atinar foi a aterrar com RPMs suf p pousar e logo de seguida levantar voo com velocidade. Já percebi que tem a ver mais ou menos com o angulo com que aterramos mas ainda n cheguei la.

Partilhar este post

Link para o post

24 minutos atrás, DEVGRU_PT disse:

Contudo, desde que mexeram no modelo de detecção de colisão e danos, este teu vídeo é virtualmente impossível de reproduzir no estado actual do Arma III.

Verdade seja dita que após esse update fui experimentar o HellHeli e raramente o heli aguentava-se às quedas. Ou seja, sobreviver a maydays antes tinha uma taxa de sobrevivência na ordem dos 65% e agora baixou para os 15%.

Partilhar este post

Link para o post

Auto-rotações no modelo realista são impossíveis por causa do vortex ring state exagerado.

No modelo básico consigo com alguma facilidade, mas o contacto lixa sempre o heli e dá imenso dano. Não é muito realista.

Seja como for, se der para fazermos uns treinos, estou lá.

Partilhar este post

Link para o post

O problema desse modo é que o modelo de controlo está muito exagerado no efeito de solo e na inércia lateral do aparelho. Nem no DCS tenho perdas tão grandes como nesse modelo de voo.

É uma questão de preferência, realmente.

Partilhar este post

Link para o post

Depende até que nível queres gastar dinheiro ao ponto de o só usar no Arma. Na minha experiência de piloto no Arma, trocar de keyboard para joystick é como trocares de "burro para cavalo". No entanto, se estas disposto a gastar 50€ num joystick já ficas bem servido.

Partilhar este post

Link para o post

Como o SMiley referiu, se só fores usar para o Arma é um bocado mal empregue dado que não ganhas muito ao jogar de joystick, é uma experiência diferente mas não te torna necessariamente melhor. Não te esqueças que depois pode-se tornar num trambolho pouco cómodo para multi-uso numa missão, no sentido em que quando saíres do veículo aquilo torna-se praticamente inútil.

Partilhar este post

Link para o post

Eu uso rato e teclado para pilotar. O Dslyecxi acho que também usa assim, mas com umas configs ligeiramente diferentes na parte do teclado. Se quiserem passem pelo server de liberation mais logo e partilho os meus controlos com vocês ;)

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

1 hora atrás, PCanas disse:

Eu uso rato e teclado para pilotar. O Dslyecxi acho que também usa assim, mas com umas configs ligeiramente diferentes na parte do teclado. Se quiserem passem pelo server de liberation mais logo e partilho os meus controlos com vocês ;)

Duvido muito que o dsclyecxi não use joystick, mas nao tenho certezas.

Partilhar este post

Link para o post

2 minutos atrás, SMiley disse:

Duvido muito que o dsclyecxi não use joystick, mas nao tenho certezas.

Não usa. O que ele usa são uns pedais para o rudder, de resto é teclado e rato.

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

O rato funciona como joystick, e na realidade os movimentos que fazes com o rato são exactamente os mesmo que farias com o joystick ;)

Como disse, se quiseres aparece logo à noite no servidor e eu explico-te os controlos que tenho (que são muito parecidos com os do Dslyecxi). O @Kerozen acho que também usa teclado e rato, mas não sei as key binding dele...

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

@PCanas Os meus Keybinds são os mesmos do Arma 2. Q e Mouse 5 colectiva up, Z e Mouse 4 (já não funciona e estraga o esquema todo) para colectiva down, X rudder left, C rudder right, WASD o normal cima, baixo, esquerda, direita e o rato que faz o mesmo que o WASD. Durante o voo normal uso o rato para controlar o heli, quando preciso fazer manobras mais rápidas e agressivas uso o teclado

Partilhar este post

Link para o post
Especialidades

Uso Joystick com throttle e pedais separados. Para isto, para o A10C no DCS, para o Elite: Dangerous e Prepar3D. Nem sei já usar o teclado e rato para voar.

Dou-vos os parabéns pela proficiência a voar nestas condições. Se bem que a jogar outros jogos de arcada tipo Warthunder noto que é muito mais fácil voar com o rato. E eu no Battlefield 1 na PS4 jogo com o Dualshock 4. O jogo em si também ajuda.

Mesmo assim, recomendo vivamente que arranjem um joystick se gostam de voar. Não é preciso um muito caro para a experiência ser logo diferente.

O meu setup de controlo é:

• Track IR V5
  • Thrustmaster HOTAS Warthog
  • Saitek Pro Flight Rudder Pedals

Partilhar este post

Link para o post